CNBC
Warner Bros Discovery.

CNBCWarner Bros. Discovery avalia venda e amplia revisão estratégica; ações sobem 8%

Agro

“Setor de soja pode se beneficiar da tensão geopolítica, mas custo de produção vai subir”, diz presidente da Aprosoja

Publicado 23/06/2025 • 13:38 | Atualizado há 4 meses

KEY POINTS

  • “Na semana passada, já tivemos uma alta de cerca de US$ 60 por tonelada nos nitrogenados. Com os acontecimentos do fim de semana, novos reajustes devem ocorrer”, afirmou o presidente da Aprosoja
  • Ele explica que o Irã tem papel relevante na indústria de fertilizantes nitrogenados, e qualquer instabilidade na região pressiona os preços e encarece a produção agrícola no Brasil.
  • Ele alerta para um possível problema logístico, que pode afetar tanto a entrega dos fertilizantes quanto a execução dos negócios já realizados.

Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta segunda-feira (23), Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), afirmou que o setor exportador brasileiro caminha para se beneficiar do cenário de incertezas geopolíticas, com destaque para o aumento da demanda chinesa.

Segundo ele, a expectativa é que essa alta nas exportações para a China se mantenha pelo menos até o final de junho. No entanto, Buffon alerta para o impacto dos conflitos no Oriente Médio sobre o custo dos insumos agrícolas, principalmente os fertilizantes nitrogenados.

“Na semana passada, já tivemos uma alta de cerca de US$ 60 por tonelada nos nitrogenados. Com os acontecimentos do fim de semana, novos reajustes devem ocorrer”, afirmou o presidente da Aprosoja.

Ele explica que o Irã tem papel relevante na indústria de fertilizantes nitrogenados, e qualquer instabilidade na região pressiona os preços e encarece a produção agrícola no Brasil.

Entregas comprometidas e insegurança no setor

Segundo Buffon, o impacto deve atingir principalmente a safra 2024/2025, que está em fase de preparação. A soja deve começar a ser plantada entre setembro e outubro, e o milho, entre janeiro e fevereiro do ano que vem.

“A maior parte dessa próxima safra ainda depende da chegada dos insumos, e até mesmo contratos já fechados estão sob risco, por causa dos cancelamentos de passagens de navios. A insegurança é muito grande”, disse.

Ele alerta para um possível problema logístico, que pode afetar tanto a entrega dos fertilizantes quanto a execução dos negócios já realizados.

“Vamos ter impacto direto no custo de produção, principalmente com fertilizantes nitrogenados, e também algum reflexo no cloreto de potássio”, concluiu Buffon.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro

;