Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Alibaba lança nova versão de ferramenta de assistente de IA em meio à crescente concorrência
Publicado 13/03/2025 • 09:03 | Atualizado há 9 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 13/03/2025 • 09:03 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
ADEK BERRY/AFP
Fachada Alibaba
O Alibaba Group lançou, nesta quinta-feira (13), uma nova versão de seu aplicativo de assistente de inteligência artificial, que será alimentado pelo modelo de raciocínio Qwen AI, seu principal sistema de IA, em meio à corrida global para desenvolver tecnologias de próxima geração.
O lançamento representa o mais recente esforço da empresa para ganhar vantagem na crescente competição no setor de aplicações de IA, que se intensificou ainda mais com o surgimento do modelo revolucionário R1 da DeepSeek no início deste ano.
Leia também:
Até agora, o Quark, lançado em 2016, utilizava os modelos próprios do aplicativo, conhecidos como QuarkLLM. A versão atualizada integrará funcionalidades como chatbot, pensamento profundo e execução de tarefas em um único aplicativo, informou o Alibaba nesta quinta-feira.
O presidente da companhia, Joe Tsai, destacou em uma coluna recente para o South China Morning Post que as aplicações práticas são essenciais para maximizar a inteligência no desenvolvimento de modelos de IA.
Na quinta-feira passada, a gigante da tecnologia revelou o QwQ-32B, seu mais recente modelo de raciocínio em IA, que, segundo a empresa, “rivaliza com modelos de raciocínio de ponta, como o DeepSeek-R1”.
No mês passado, o Alibaba anunciou um plano para investir 380 bilhões de yuans (US$ 52,5 bilhões) em infraestrutura de computação em nuvem e IA nos próximos três anos. A empresa afirmou que seu modelo Qwen AI teve um bom desempenho em testes oficiais de benchmark e demonstra seu crescente peso no setor.
Na terça-feira (11), a Manus AI, criada pela startup chinesa Butterfly Effect, anunciou uma parceria estratégica com o Alibaba. Desenvolvida pela empresa Monica, a Manus AI é um agente de inteligência artificial geral que afirma ter um desempenho superior ao do agente de IA da OpenAI, o DeepResearch.
Especialistas disseram anteriormente à CNBC que o Alibaba tem avançado significativamente no setor de computação em nuvem com IA.
A empresa registrou um aumento expressivo no lucro no quarto trimestre de dezembro, impulsionado pela unidade de Inteligência em Nuvem e pelo segmento de e-commerce. No início deste ano, o Alibaba garantiu uma parceria estratégica com a Apple Inc. para IA em iPhones e agora busca competir diretamente com a OpenAI.
As ações do Alibaba em Hong Kong caíram 2,45%, para 131,5 dólares de Hong Kong (US$ 16,9), nesta quinta-feira.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
2
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
3
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
4
Com prejuízo bilionário, Correios veem crise do plano de saúde acelerar urgência por crédito
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?