Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ansioso ou depressivo? Trabalhar pode ajudar, diz psicóloga de Harvard
Publicado 26/01/2025 • 12:31 | Atualizado há 8 meses
Trump cogita cassar licenças de emissoras “contrárias” a ele após suspensão de Jimmy Kimmel
Montadoras priorizam carros de luxo e elevam risco de bolha no setor automotivo dos EUA
Huawei lança supercluster de inteligência artificial e aumenta pressão sobre a Nvidia
American Express lança cartão Platinum reformulado com anuidade de U$ 895, elevando o padrão nos cartões de luxo
Óculos inteligentes da Meta podem mostrar mensagens, fotos e ligações através da tela integrada
Publicado 26/01/2025 • 12:31 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Pexels
Empresas que não abordam a saúde mental de seus funcionários podem estar se sabotando, aponta um novo estudo. Adultos com ansiedade social e depressão tendem a trabalhar menos horas, de acordo com um estudo recente publicado no Psychiatric Research & Clinical Practice.
Pesquisadores analisaram dados de 250 adultos com idades entre 18 e 60 anos diagnosticados com transtorno de ansiedade social.
Durante um período de 52 semanas, eles monitoraram quantas horas cada participante trabalhava e registraram seus sintomas de ansiedade e depressão para ver se o estado mental poderia prever as horas trabalhadas.
Tanto CEOs quanto funcionários são negativamente impactados quando a saúde mental ruim persiste, afirma Natalie Datillo, psicóloga clínica e instrutora da Harvard Medical School.
A depressão e a ansiedade são tratadas de maneiras diferentes, mas ambas causam o isolamento das pessoas, diz ela. “Isso limita a nossa oportunidade de ter experiências que reforçam positivamente nosso bem-estar”, explica.
O trabalho pode fornecer algumas proteções que muitas vezes são negligenciadas. “O trabalho tem um efeito protetor sobre a nossa saúde mental”, afirma a especialista.
“No geral, trabalhar é bom do ponto de vista da saúde mental. Ele fornece estrutura para a nossa vida, nos dá algo para fazer, nos permite a oportunidade de interagir com outras pessoas, sem mencionar que nos dá uma fonte de renda.”
Uma pessoa que tem dificuldades com tendências ansiosas pode achar desafiador ir ao trabalho, fazer apresentações e interagir com colegas, mas, no final, não é atormentada pela decisão de fazê-lo.
“Na maioria das vezes, conseguimos nos recuperar, realizar nossas tarefas e nos sentir melhor depois”, afirma Datillo. “Para quem sofre de transtorno de ansiedade, isso não acontece. Essas pessoas ficam o resto do dia remoendo, excessivamente preocupadas com o que fizeram ou com o que os outros estão pensando.”
Se estiverem deprimidos, a autocrítica severa também pode surgir, o que pode levá-los a sair mais cedo, ligar para o trabalho se dizendo doentes e se isolar ainda mais. “Ironia das ironias, quanto mais evitam o trabalho, mais graves se tornam seus sintomas de ansiedade e depressão”, afirma Datillo.
Ao se preocupar com a saúde mental de seus funcionários, as empresas podem, na verdade, estar ajudando seus resultados financeiros.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
O último ato de um gênio: o testamento de Armani traça o futuro de seu império
Disparada do ouro: ‘a gente nunca viu nada igual’, diz economista sobre compra do metal por bancos centrais
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Dona de FIAP e Alura compra a StartSe e antecipa meta de faturar R$ 1 bilhão no ano
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem