Anvisa aprova 1º tratamento preventivo com caneta da Novo Nordisk para hemofilia A ou B
Publicado 15/04/2025 • 12:12 | Atualizado há 11 horas
OpenAI considera criar rede social para competir com X, de Elon Musk
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, considerou separar o Instagram do Facebook em 2018
Gigante do petróleo BP é vista como alvo ideal de aquisição
Tarifas de Trump liquidaram títulos do Tesouro dos EUA, mas quem está por trás da venda desses papeis?
Trump ‘destrói’ credibilidade com aliados e beneficia China, diz ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton
Publicado 15/04/2025 • 12:12 | Atualizado há 11 horas
KEY POINTS
SERGEI GAPON/AFP
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na segunda-feira (14) o medicamento Alhemo (concizumabe), indicado para o tratamento preventivo de pessoas com hemofilia A ou B com inibidores. Desenvolvido pela farmacêutica Novo Nordisk, o remédio é o primeiro do tipo a ser oferecido em uma caneta pré-preenchida para uso diário no Brasil.
A nova terapia é indicada para pacientes a partir de 12 anos sendo projetada para facilitar a aplicação, com administração subcutânea rápida e sem necessidade de preparo. Segundo a farmacêutica, o medicamento também pode ser armazenado fora da geladeira por até quatro semanas, o que pode beneficiar pacientes e cuidadores no dia a dia.
Atualmente, o tratamento da hemofilia no Brasil é oferecido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda não há previsão para a chegada do novo produto ao mercado brasileiro, mas a Novo Nordisk afirmou que pretende submeter a tecnologia para avaliação de incorporação ao SUS.
Leia também:
A aprovação teve como base os resultados de um estudo clínico que avaliou 133 homens em 27 países. Os dados apontaram uma redução de 86% nos episódios de sangramento espontâneo e traumático entre os que utilizaram Alhemo diariamente. A taxa média de sangramentos ao ano caiu de 11,8 no grupo sem tratamento preventivo para 1,7 entre os que usaram o medicamento.
Alhemo já havia sido aprovado anteriormente nos Estados Unidos, em novembro de 2024, e na União Europeia, em janeiro de 2025.
A hemofilia é uma condição hereditária rara caracterizada pela deficiência dos fatores de coagulação do sangue. Pode levar a sangramentos excessivos, mesmo em casos de lesões leves. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 13.895 pessoas diagnosticadas com hemofilia em 2023, colocando o país na quarta posição mundial em número de casos.
O novo medicamento atua inibindo uma proteína chamada TFPI, que regula a coagulação. Ao bloquear essa ação, favorece a formação de coágulos, independentemente da presença de inibidores ao fator VIII ou IX, algo comum em parte dos pacientes com hemofilia A ou B.
O uso do medicamento exige prescrição médica e acompanhamento especializado.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings