CNBC
Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick,e CEO da Intel, Lip-Bu Tan

CNBCSecretário de Comércio confirma que governo dos EUA é dono de 10% das ações da Intel

Empresas & Negócios

Banco do Brasil promete acionar Justiça por boatos em redes sociais

Publicado 23/08/2025 • 18:00 | Atualizado há 6 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Em nota, o BB afirmou que “declarações enganosas ou inverídicas que tenham como objetivo prejudicar a imagem do Banco do Brasil não serão toleradas” e que tomará todas as medidas legais cabíveis para proteger sua reputação, clientes e funcionários.
  • A circulação dessas notícias coincide com um período em que a bolsa de valores registrou uma queda nas ações de bancos brasileiros.
“Quando um banco suspende seu guidance, isso não agrada em nada ao mercado”, diz Rodrigo Loureiro sobre balanço do Banco do Brasil

Imagem de uma agência do Banco do Brasil

Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

O Banco do Brasil reagiu ao surgimento de publicações inverídicas e maliciosas em redes sociais, que estariam sendo usadas para espalhar desinformação e tentar induzir clientes a retirar depósitos da instituição.

Leia mais:
Banco do Brasil registra queda de 60,2% no lucro do 2º trimestre, impactado por aumento da inadimplência

Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (22), o BB foi categórico: “Declarações enganosas ou inverídicas que tenham como objetivo prejudicar a imagem do Banco do Brasil não serão toleradas”. A instituição afirmou que adotará todas as medidas legais cabíveis para proteger sua reputação, clientes e funcionários.

O que motivou a nota?

Segundo o Banco do Brasil, as publicações tentavam associar a instabilidade do mercado a supostos problemas financeiros da instituição. A circulação dessas mensagens coincidiu com um período em que a bolsa de valores registrou queda nas ações de bancos brasileiros, incluindo o BB, após decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a aplicação de leis e decisões estrangeiras no país.

Em resposta, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, fez um pronunciamento público, e a instituição divulgou nota oficial citando a Lei 7.492/1986, que prevê reclusão de dois a seis anos, além de multa, para quem divulgar informações falsas sobre instituições financeiras.

Possíveis crimes financeiros

O BB destacou ainda que a divulgação de informações enganosas pode configurar crime contra o sistema financeiro nacional, reforçando que não tolerará ataques que prejudiquem sua imagem e estabilidade.

Atuação internacional

A instituição ressaltou também que atua em conformidade com a legislação brasileira, com as normas de mais de 20 países onde mantém presença e com padrões internacionais que regem o sistema financeiro. Com mais de 80 anos de experiência no exterior, o banco afirmou estar preparado para lidar com temas complexos e sensíveis ligados a regulamentações globais.

A nota enfatizou ainda que o BB conta com assessoramento jurídico especializado e segue práticas de governança, integridade e segurança financeira, reafirmando o compromisso de oferecer soluções responsáveis, seguras e sustentáveis a seus clientes e parceiros.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios