Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Barclays eleva projeções e anuncia novo programa de recompra, apesar de provisões
Publicado 22/10/2025 • 08:07 | Atualizado há 2 meses
Meta enfrenta investigação antitruste na Europa por política de IA do WhatsApp
App obrigatório do governo indiano gera reação e acende alerta sobre liberdade na internet
Startup usa IA para criar bateria de poeira lunar para a Blue Origin
Microsoft anuncia aumento de preço de assinaturas do pacote Office
Foxconn, parceira da Nvidia, vê receita subir 26% impulsionada pelo boom da IA
Publicado 22/10/2025 • 08:07 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O Barclays apresentou resultados mistos no terceiro trimestre de 2025, mas manteve um tom otimista ao elevar suas projeções de receita de juros e anunciar um novo programa de recompra de ações. O banco britânico reportou receita total de 7,17 bilhões de libras (US$ 9,6 bilhões) , alta de 9% em relação ao mesmo período de 2024, superando as estimativas do mercado e impulsionando as ações em cerca de 4% na Bolsa de Londres.
O desempenho positivo foi sustentado pela recuperação de sua divisão de consumo nos Estados Unidos, que registrou crescimento de dois dígitos e foi impulsionada pela aquisição da carteira de cartões da General Motors. A unidade britânica também contribuiu, apoiada pela incorporação da carteira do Tesco Bank e por ganhos com mecanismos de hedge que amortecem o impacto das variações de juros.
Mesmo com esse avanço, o trimestre foi marcado por provisões significativas. O Barclays reservou £110 milhões para cobrir exposição ao colapso da Tricolor, empresa norte-americana de crédito subprime que entrou em falência após acusações de fraude, e mais £235 milhões para compensações no âmbito de um programa britânico de financiamento de automóveis, que deve custar £11 bilhões à indústria. Somadas, as provisões totalizam £345 milhões, reduzindo o lucro do período.
Ainda assim, o CEO C.S. Venkatakrishnan afirmou que o banco segue “vigilante, mas confiante”. Ele confirmou que a instituição aumentou o guidance para receita líquida de juros, agora projetada em mais de £12,6 bilhões, acima da previsão anterior de £12,5 bilhões. O Barclays também revisou para cima sua meta de retorno sobre o capital tangível (RoTE), de cerca de 11% para acima de 11%, após registrar 10,6% no trimestre.
A instituição anunciou ainda que iniciará um novo programa de recompra de £500 milhões assim que o atual for concluído. O plano integra uma estratégia de retorno gradual de capital aos acionistas, viabilizada por economias de custos acima do esperado.
O Barclays encerrou o trimestre com índice de capital CET1 de 14,1%, levemente acima das projeções. Segundo Venkatakrishnan, o banco vem acelerando a execução de seu plano de eficiência, o que permitirá antecipar parte das distribuições planejadas aos investidores.
Apesar da resiliência operacional, o banco de investimento ficou aquém de seus pares de Wall Street, perdendo participação em operações de equity capital markets e em alguns grandes negócios de M&A. Em contrapartida, a área de renda fixa, commodities e câmbio mostrou crescimento estável, ajudando a equilibrar o resultado.
O Barclays afirmou que divulgará novas metas de médio prazo até 2028 junto aos resultados anuais de fevereiro. Para analistas, o balanço reflete disciplina financeira e avanço no plano de simplificação, ainda que os riscos de crédito e os custos regulatórios continuem no radar.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Liquidação do Banco Master tem recorde de credores; veja os valores que o FGC pode pagar
2
Starlink no Brasil: quais são os planos disponíveis e quanto custa cada um?
3
Quem tem dinheiro no Banco Master vai receber quando? Veja prazos do FGC em casos anteriores
4
Após suspensão, Agibank é multado em R$ 14 milhões pelo Procon; entenda o caso dos consignados
5
Governo recorre à Caixa para destravar empréstimo bilionário aos Correios