CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Tecnologia & Inovação

Blue Origin, de Jeff Bezos, fará seu primeiro lançamento orbital

Publicado 07/01/2025 • 11:24 | Atualizado há 8 meses

AFP

KEY POINTS

  • A Blue Origin, fundada pelo gigante do varejo online Jeff Bezos, da Amazon, lançará seu primeiro foguete orbital a partir desta sexta-feira (10).
  • O ato marca um momento crucial na corrida espacial comercial, atualmente dominada pela SpaceX, de Elon Musk.
  • Essa operação marcará a tão esperada incursão da Blue Origin no lucrativo mercado de lançamentos orbitais.
A Blue Origin, de Jeff Bezos, da Amazon, lançará seu primeiro foguete orbital.

A Blue Origin, de Jeff Bezos, da Amazon, lançará seu primeiro foguete orbital.

AFP PHOTO/BLUE ORIGIN

A Blue Origin, fundada pelo gigante do varejo online Jeff Bezos, da Amazon, lançará seu primeiro foguete orbital a partir desta sexta-feira (10). O ato marca um momento crucial na corrida espacial comercial, atualmente dominada pela SpaceX, de Elon Musk.

O foguete, apelidado de New Glenn, está programado para decolar da Estação Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), na sexta-feira, 10 de janeiro, disse a empresa em um comunicado na noite de segunda-feira. “A janela de lançamento de três horas abre à 01:00 hora local (03h de Brasília)”, disse.

A missão NG-1 levará um protótipo da Blue Ring, uma espaçonave financiada pelo Departamento de Defesa dos EUA, destinada a ser uma plataforma versátil de implantação de satélites, que permanecerá a bordo do segundo estágio do foguete durante o voo de teste de seis horas.

Essa operação marcará a tão esperada incursão da Blue Origin no lucrativo mercado de lançamentos orbitais, depois de anos fazendo apenas voos suborbitais com seu foguete menor – o New Shepard – que transporta passageiros e cargas utilitárias em viagens curtas até o limite do espaço.

“Este é o nosso primeiro voo e nos preparamos rigorosamente para ele”, observou o vice-presidente sênior da New Glenn, Jarrett Jones, no comunicado.

Jones disse que “nenhuma quantidade de testes de solo ou simulações de missão pode substituir o voo desse foguete. É hora de voar. Aconteça o que acontecer, aprenderemos, aperfeiçoaremos e aplicaremos esse conhecimento em nosso próximo lançamento”.

O marco também intensificará a rivalidade entre Bezos e Musk, que conseguiu consolidar o domínio da SpaceX, realizar missões para a Nasa e agora está no círculo íntimo do presidente eleito Donald Trump, que tomará posse este mês e já lhe deu um cargo no governo.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação