CNBC CEO da Nvidia diz que ficar de fora do mercado de IA da China seria uma “perda tremenda”

Empresas & Negócios

Campanha transforma microplásticos do sangue humano em objetos para alertar sobre crise ambiental

Publicado 05/05/2025 • 15:43 | Atualizado há 1 dia

CNBC

Redação CNBC

A OKA Biotecnologia e a DM9 criaram o projeto Plastic Blood, que utilizou microplásticos encontrados no sangue humano para desenvolver uma linha de produtos, como copos, canudos, sacolas e garrafas, feitos em impressoras 3D.

A iniciativa coletou microplásticos de 1.000 bolsas de sangue descartadas, através de um processo de diálise e isolamento enzimático, para criar objetos que foram exibidos em uma mostra criada pela DM9. O projeto também se baseia em pesquisas da Universidade de Newcastle, que apontam que, em média, cada pessoa ingere cerca de 5g de microplásticos por semana por meio de alimentos, água e outros itens de consumo. Estima-se que, ao longo da vida, uma pessoa possa acumular até 25kg de microplásticos em seu organismo.

Leia mais
‘Se a gente quiser sobreviver no marketing, vamos precisar criar uma nova mesa’, diz fundadora da primeira agência indígena do Brasil

O Brasil, quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo, recicla apenas 1% desse material, o que torna ainda mais importante o debate sobre soluções alternativas.

Esse movimento reflete uma crescente tendência no mercado, onde empresas que adotam práticas sustentáveis ganham destaque e atraem consumidores cada vez mais conscientes do impacto ambiental e da saúde pública, em busca de alternativas para os resíduos plásticos e os microplásticos presentes em seus corpos.

Laura Esteves, VP de criação da DM9, em comentário exclusivo ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, falou sobre o objetivo da campanha: “Ao transformar uma questão microscópica em uma experiência sensorial e emocional, o Plastic Blood nos força a confrontar a poluição que circula dentro de nós, colocando a saúde humana no centro do debate ambiental”.

“Além disso, este projeto nos desafia a enxergar a poluição plástica de uma maneira diferente: como uma crise de saúde pública que exige inovação, responsabilidade e uma mudança radical na forma como usamos e percebemos o plástico”, diz.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios