CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Empresas & Negócios

Cânhamo industrial pode impulsionar economia e combater mudanças climáticas, diz presidente do Humanitas 360

Publicado 19/06/2025 • 10:13 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O cânhamo industrial representa uma oportunidade econômica estratégica para o Brasil, além de contribuir para a justiça climática. É o que defende Patrícia Villela Marino, presidente do Instituto Humanitas 360.
  • “Estamos falando de uma planta que não tem valor psicoativo e que, portanto, não deveria ser confundida com um entorpecente”, disse.
  • A executiva ainda ressaltou que países como França, Rússia, Lituânia, China e Paraguai já produzem cânhamo industrial em larga escala. Para o Brasil, o entrave ainda é a regulamentação.

O cânhamo industrial, variedade da planta Cannabis sativa cultivada especificamente para fins industriais, representa uma oportunidade econômica estratégica para o Brasil, além de contribuir para a justiça climática. É o que defende Patrícia Villela Marino, presidente do Instituto Humanitas 360.

“Estamos falando de uma planta que não tem valor psicoativo e que, portanto, não deveria ser confundida com um entorpecente. Ela é amplamente desenvolvida em outros países e tem grande potencial ainda inexplorado no nosso país”, disse em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira (18).

Leia também:

Instituto Humanitas360 leva instalação brasileira feita de cânhamo à Bienal de Arquitetura de Veneza

Segundo Patrícia, a planta sequestra de 9 a 15 toneladas de gás carbônico por hectare em apenas cinco meses, podendo ser cultivada como entressafra e com aplicações diversas. “Além de restaurar solos degradados, o cânhamo é transformado em concreto e painéis que ajudam no isolamento térmico, reduzindo o uso de ar-condicionado e o custo de energia para famílias de baixa renda”, explicou.

O material foi destaque em um projeto apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza. A executiva ainda ressaltou que países como França, Rússia, Lituânia, China e Paraguai já produzem cânhamo industrial em larga escala. Para o Brasil, o entrave ainda é a regulamentação.

“Precisamos que a Portaria 344 de 1998 do Ministério da Saúde permita o plantio e que haja uma regulamentação que garanta qualidade. Temos interesse da Embrapa e estudos mostrando o potencial de criar uma cadeia produtiva 100% brasileira”, disse. “Nosso objetivo é que todo o ciclo produtivo, do plantio ao desenvolvimento de produtos como painéis e concreto, seja feito aqui, gerando emprego e renda”, concluiu.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios