Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CEO da Nokia será substituído pelo chefe de IA da Intel
Publicado 10/02/2025 • 08:03 | Atualizado há 12 meses
Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte
Musk: robotaxis da Tesla estarão por toda parte nos EUA até o fim do ano
Ex-integrante do governo Trump quer construir megadatacenter na Groenlândia; o plano vai dar certo?
Databricks reforça o caixa com R$ 9,5 bi e prepara o terreno para IPO histórico
Como Irã consegue influenciar preços de petróleo mesmo sem ser um grande produtor?
Publicado 10/02/2025 • 08:03 | Atualizado há 12 meses
KEY POINTS
A Nokia, gigante finlandesa de equipamentos de telecomunicações, anunciou nesta segunda-feira que o CEO Pekka Lundmark deixará o cargo e será substituído por Justin Hotard, chefe de inteligência artificial e data centers da fabricante americana de chips Intel.
Lundmark, que ocupa o cargo de CEO da Nokia desde 2020, deixará a posição em 31 de março, segundo comunicado da empresa.
“Quero seguir em frente e atuar de uma forma diferente, como membro de conselhos de administração”, disse Lundmark, que tem mais de 20 anos de experiência liderando empresas de capital aberto.

Atualmente, Justin Hotard é vice-presidente executivo da Intel e gerente-geral do grupo de inteligência artificial e data centers da empresa, segundo o site da Intel. Ele assumirá o cargo de CEO da Nokia em 1º de abril.
Segundo a Nokia, Hotard já ocupou “vários cargos de liderança em grandes empresas de tecnologia” ao longo de mais de 25 anos, incluindo passagens pela Hewlett Packard e pela NCR Corporation.
“Estou animado para começar e ansioso para continuar a jornada de transformação da Nokia, maximizando seu potencial de crescimento e criação de valor”, disse Hotard.
“As redes são a espinha dorsal que impulsiona a sociedade e os negócios, possibilitando mudanças tecnológicas geracionais, como a que estamos vivenciando atualmente com a inteligência artificial”, acrescentou.
A presidente do conselho da Nokia, Sari Baldauf, afirmou que Hotard tem “um forte histórico de aceleração do crescimento em empresas de tecnologia, além de uma vasta experiência nos mercados de IA e data centers, que são áreas críticas para o crescimento futuro da Nokia”.
A mudança na liderança ocorre após a Nokia registrar grandes lucros em meio à recuperação do setor de telecomunicações de um período de baixa.
Em 2023, a empresa anunciou a demissão de até 14 mil funcionários devido à queda nos lucros, causada pela redução da demanda por seus equipamentos 5G na América do Norte.
No mês passado, a Nokia divulgou um aumento de 89% no lucro líquido de 2024, impulsionado pelo crescimento das vendas na Índia e na América do Norte nos últimos três meses do ano.
Baldauf destacou que Lundmark assumiu a empresa “em um momento difícil da história da Nokia” e que deixará o cargo “com nosso mais alto respeito”.
“Sob sua liderança, a Nokia restabeleceu sua posição de liderança tecnológica em redes 5G e construiu uma forte presença em redes core nativas da nuvem”, afirmou.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Morre Constantino Junior, fundador da Gol e presidente do conselho de administração
3
Ouro bate novos recordes e reforça papel de ativo de proteção
4
Will Bank: quais as diferenças no processo de ressarcimento para PF e PJ?
5
Tempestade de inverno paralisa EUA com neve, gelo, cancela mais de 11 mil voos e afeta Brasil