CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Empresas & Negócios

CiberAlerta: Brasio analisa como ataque hacker à Jaguar Land Rover expõe fragilidade de empresas e geram prejuízos bilionários

Publicado 01/10/2025 • 18:14 | Atualizado há 58 minutos

KEY POINTS

  • A Jaguar Land Rover sofreu um ataque do tipo ransomware, paralisando fábricas em quatro países e gerando prejuízos financeiros diretos e de reputação.
  • Os ataques cibernéticos podem custar US$ 276 bilhões até 2031, segundo especialistas, sendo que 31% das empresas já reportaram invasões nos últimos dois anos.
  • No Brasil, foram registradas 314,8 bilhões de tentativas de ataque apenas no primeiro semestre de 2025, com o especialista João Brásio alertando que "basta uma brecha para causar o caos".

A Jaguar Land Rover teve a produção interrompida após sofrer um ataque cibernético que paralisou suas fábricas em quatro países, incluindo o Brasil. O tema foi discutido no quadro CiberAlerta, do programa Radar, do Times Brasil – Conteúdo Licenciado CNBC. O analista João Brasio, especialista em cibersegurança, detalhou como esses crimes acontecem e quais medidas podem ser adotadas para preveni-los.

O ataque à Jaguar Land Rover

“Você tem dois problemas paralelos: o impacto financeiro direto, ou seja, a paralisação da fábrica, e o prejuízo reputacional, que é imensurável”, explicou João Brásio. Segundo ele, a desconfiança pode afetar não apenas investidores, mas também consumidores, que podem questionar a segurança dos veículos da marca.

“Você tem dois problemas paralelos: o impacto financeiro direto, ou seja, a paralisação da fábrica, e o prejuízo reputacional, que é imensurável”, explicou Brasio. Segundo ele, a desconfiança pode afetar não apenas investidores, mas também consumidores, que podem questionar a segurança dos veículos da marca.

Leia mais:
Presidente do Banco Central anuncia novas regras de segurança do setor financeiro para coibir ação de hackers
Alta nos ataques hackers expõe vulnerabilidades de setores críticos; Land Rover ainda sente impacto de sequestro de dados

O analista destacou que o ataque foi do tipo ransomware, no qual criminosos sequestram sistemas e exigem pagamento para liberar o funcionamento. A retomada parcial não impediu perdas expressivas, já que fábricas seguem desativadas. “É como um apagão. Muitas vezes, a empresa acaba pagando o resgate, o que alimenta ainda mais o ciclo de crimes”, disse Brasio.

Como esses ataques acontecem

Brasio explicou que existem diferentes modalidades de invasões digitais. “O ransomware é um sequestro de dados. Ele criptografa os sistemas e impede o acesso, parando toda a operação”, afirmou.
Segundo dados da Claranet, outras formas comuns incluem:

  • DDoS (Distributed Denial of Service): sobrecarga que tira o sistema do ar.
  • Força Bruta: tentativas de adivinhar senhas frágeis.
  • Phishing: envio de links ou anexos fraudulentos para roubar informações.
  • Port Scan Attack: busca por falhas de acesso em redes.
  • Zero-Day: exploração de brechas desconhecidas pelo próprio fabricante.

Essas técnicas demonstram a sofisticação crescente dos criminosos, que encontram formas variadas de invadir corporações.

Como se proteger e os números globais

Prevenção é o melhor remédio. As empresas precisam investir em tecnologia, treinamento humano e processos”, destacou Brasio. Ele comparou a necessidade de defesas digitais a um sistema de segurança física: “Não adianta ter as melhores fechaduras se alguém abre a porta para um desconhecido.”

De acordo com Cybersecurity Ventures, FortiGuard Labs e Kaspersky, os ataques cibernéticos podem custar US$ 276 bilhões até 2031. Atualmente, 31% das empresas reportaram invasões nos últimos dois anos, mas o número real é ainda maior, já que muitas companhias não registram incidentes por medo de sanções e danos de imagem.

No Brasil, foram registradas 314,8 bilhões de tentativas de ataque apenas no primeiro semestre de 2025. “Uma a cada três empresas já sofreu um ataque. A maioria das tentativas não se concretiza, mas basta uma brecha para causar o caos”, alertou Brasio.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;