Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
João Brasio: cibersegurança deve ser tratada pelas empresas como pilar estratégico
Publicado 22/10/2025 • 17:42 | Atualizado há 3 horas
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 22/10/2025 • 17:42 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
As empresas devem deixar de enxergar a segurança como um centro de custo e tratá-la como um pilar estratégico de continuidade dos negócios, afirmou João Brasio, CEO da Elytron e especialista em cibersegurança, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“A segurança da informação hoje é muito importante. Ninguém quer ver seus dados vazados ou seus recursos financeiros transacionados por pessoas não autorizadas, e há uma escassez de especialistas em cibersegurança”, destacou.
Segundo ele, uma estrutura interna sólida é essencial para proteger as operações. “Internamente, as empresas devem criar times estratégicos que entendam do negócio e possam implementar políticas de segurança e governança, além de formar equipes internas dedicadas à segurança da informação. Isso ajuda a reduzir vulnerabilidades e aumenta a confiança dos clientes”, explicou.
Leia mais:
Como farmácias de manipulação estão crescendo mais do que a economia
Volkswagen revela interrupções na produção em razão de restrições pela China e alerta para risco de uma nova “crise dos chips”
O especialista destacou a importância de parcerias externas para complementar o trabalho interno. “Externamente, é fundamental contar com parceiros, com empresas terceirizadas, cuja única função é sempre se manter atualizada e trazer esse insight externo, aquele famoso pensar fora da caixa. Esses parceiros vivem, acordam, passam o dia e dormem pensando só em segurança da informação, enquanto o core business da empresa é outro”, afirmou.
Sobre o déficit global de profissionais, Brasio disse que “a tendência é que aumentem essas vagas, porque quanto maior é a dependência de tecnologia — agora com inteligência artificial e com o crescimento exponencial do Big Data —, a necessidade de especialistas só vai crescer. A falta de profissionais qualificados é um problema mundial, não apenas no Brasil”.
Para capacitar e reter talentos, ele recomenda trazer experiência externa. “Sempre indico trazer uma visão de uma empresa altamente especializada, que vai poder trazer insights, atualizar os times internos, ajudar a construir uma estrutura sólida de segurança e permitir que a empresa se concentre no seu core business, sem sofrer vulnerabilidades críticas.”
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
CEO do Pão de Açúcar renuncia e grupo nomeia diretor financeiro como interino
Volkswagen revela interrupções na produção em razão de restrições pela China e alerta para risco de uma nova “crise dos chips”