Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nova molécula reduz em 26% o risco de segundo AVC sem elevar sangramentos
Publicado 10/02/2026 • 11:20 | Atualizado há 2 horas
YouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens
Ações da BP caem 5% após petroleira suspender plano de recompra de ações
Kering, dona da Gucci, salta 10% após novo CEO traçar plano de retomada
Cadillac revela pintura para estreia na Fórmula 1 e é processada por Michael Bay
Oracle sobe 9% enquanto setor de tecnologia tenta se recuperar de perda de US$ 1 trilhão
Publicado 10/02/2026 • 11:20 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Freepik
Estudo global de fase III mostra que asundexian diminui AVC recorrente sem aumentar sangramentos graves.
Um novo medicamento experimental demonstrou reduzir em 26% o risco de um segundo AVC sem aumentar a ocorrência de sangramentos graves, de acordo com os resultados do estudo clínico global de fase III OCEANIC-STROKE, apresentados nesta semana em Nova Orleans, nos Estados Unidos.
O ensaio avaliou o asundexian, um inibidor oral do Fator XIa, administrado uma vez ao dia, em pacientes que haviam sofrido AVC isquêmico não cardioembólico ou ataque isquêmico transitório (AIT) de alto risco. O medicamento foi testado em combinação com terapia antiplaquetária padrão e comparado ao placebo.
De acordo com o estudo, pacientes tratados com asundexian apresentaram menor probabilidade de sofrer um AVC isquêmico recorrente em comparação ao grupo placebo. O benefício foi observado sem aumento no risco de sangramento grave, conforme critérios da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH).
Além disso, o risco de eventos como AVC hemorrágico, hemorragia intracraniana sintomática, sangramento fatal ou sangramentos leves foi semelhante ao observado no grupo controle.
Leia também: OpenAI começa a testar publicidade no ChatGPT nos EUA
Os resultados do OCEANIC-STROKE foram consistentes em todos os subgrupos analisados, independentemente de idade, sexo, gravidade do AVC, subtipo do evento ou estratégia terapêutica adotada após o episódio inicial.
O estudo incluiu 12.327 pacientes e avaliou diferentes causas de AVC isquêmico segundo a classificação TOAST. Em todos os subtipos analisados, as taxas de AVC recorrente foram menores no grupo tratado com asundexian em comparação ao placebo.
Além do desfecho primário, a molécula também reduziu em 26% a ocorrência de qualquer tipo de AVC, incluindo eventos hemorrágicos. Outros desfechos secundários de eficácia foram alcançados, como a redução combinada de morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou AVC, além de diminuição na mortalidade por todas as causas.
O asundexian pertence a uma nova classe de medicamentos que atuam sobre o Fator XIa, uma proteína da cascata de coagulação com papel relevante na trombose, mas menor participação na hemostasia normal. A proposta da estratégia é reduzir eventos trombóticos sem aumentar o risco de sangramento — uma limitação recorrente das terapias anticoagulantes tradicionais.
O OCEANIC-STROKE é o primeiro estudo de fase III concluído com sucesso de um inibidor do Fator XIa a demonstrar superioridade na prevenção de AVC isquêmico recorrente.
A farmacêutica responsável pelo desenvolvimento do medicamento informou que os dados do estudo serão submetidos às autoridades regulatórias. O composto recebeu a designação de Fast Track da agência reguladora dos Estados Unidos (FDA) para a prevenção secundária de AVC.
O medicamento ainda é experimental e não foi aprovado para uso clínico em nenhum país até o momento.
1. Feigin VL, et al. World Stroke Organization (WSO): global stroke fact sheet 2022. International Journal of Stroke. 2022 Jan;17(1):18-29.
2. Feigin VL, et al. Pragmatic Solutions to Reduce Global Burden of Stroke. Lancet Neurol. 2023;22:1160–1206.
3. Kolmos M, et al. Recurrent ischemic stroke–a systematic review and meta-analysis. Journal of Stroke and Cerebrovascular Diseases. 2021 Aug 1;30(8):105935.
4. Rochmah TN, et al. Economic burden of stroke disease: a systematic review. International journal of environmental research and public health. 2021 Jul 15;18(14):7552.
5. Skajaa N, et al. Risks of stroke recurrence and mortality after first and recurrent strokes in Denmark: a nationwide registry study. Neurology. 2022 Jan 25;98(4):e329-42.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?
2
NASA adia Artemis 2 após vazamento e redefine cronograma da volta humana à Lua
3
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
4
Raízen esclarece rumores sobre dívida bilionária após questionamento da CVM
5
Raízen perde o grau de investimento das três maiores agências de rating; saiba os motivos