Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cloudflare vai bloquear robôs de IA que rastreiam e extraem conteúdo
Publicado 01/07/2025 • 09:11 | Atualizado há 2 meses
UE multa Google em R$ 18,75 bilhões em meio a tensões comerciais nos EUA
Starbucks investe para que suas cafeterias sejam mais acolhedoras — e acessíveis
No primeiro mês do tarifaço, criação de vagas de emprego nos EUA cai e desemprego aumenta
OpenAI prepara plataforma de empregos com IA que pode desafiar o LinkedIn
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 01/07/2025 • 09:11 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
ChatGPT é o chatbot de inteligência artificial da OpenAI
Pexels
Empresa de Internet Cloudflare vai bloquear rastreadores de inteligência artificial de acessar conteúdo sem a permissão ou compensação padrão dos proprietários do site, em uma medida que pode impactar significativamente a capacidade dos desenvolvedores de IA de treinar seus modelos.
A partir de terça-feira (1), cada novo domínio da web que se inscrever no Cloudflare será perguntado se deseja permitir rastreadores de IA, dando efetivamente a eles a capacidade de impedir que bots extraiam dados de seus sites.
A Cloudflare é o que chamamos de rede de distribuição de conteúdo, ou CDN. Ela ajuda as empresas a entregar conteúdo e aplicativos online com mais rapidez, armazenando os dados em cache mais próximos dos usuários finais. Ela desempenha um papel fundamental para garantir que as pessoas acessem o conteúdo da web sem problemas todos os dias.
Aproximadamente 16% do tráfego global da internet passa diretamente pelo CDN da Cloudflare, estimou a empresa em um relatório de 2023.
“Os rastreadores de IA têm extraído conteúdo sem limites. Nosso objetivo é devolver o poder aos criadores, ao mesmo tempo, em que ajudamos as empresas de IA a inovar”, disse Matthew Prince, cofundador e CEO da Cloudflare, em um comunicado na terça-feira.
“Trata-se de salvaguardar o futuro de uma Internet livre e vibrante com um novo modelo que funcione para todos”, acrescentou.
Os rastreadores de IA são bots automatizados projetados para extrair grandes quantidades de dados de sites, bancos de dados e outras fontes de informação para treinar grandes modelos de linguagem como OpenAI e Google.
Enquanto a Internet anteriormente recompensava os criadores direcionando os usuários para sites originais, segundo a Cloudflare, hoje os rastreadores de IA estão quebrando esse modelo ao coletar textos, artigos e imagens para gerar respostas a consultas de uma forma que os usuários não precisam visitar a fonte original.
Isso, acrescenta a empresa, está privando os editores de tráfego vital e, por sua vez, de receita de publicidade online.
A medida tomada na terça-feira se baseia em uma ferramenta lançada pela Cloudflare em setembro do ano passado, que permitia aos editores bloquear rastreadores de IA com um único clique.
Agora, a empresa vai além, tornando essa ferramenta padrão para todos os sites para os quais fornece serviços.
A OpenAI disse que se recusou a participar quando a Cloudflare apresentou seu plano de bloquear rastreadores de IA por padrão, alegando que a rede de distribuição de conteúdo está adicionando um intermediário ao sistema.
O laboratório de IA apoiado pela Microsoft enfatizou seu papel como pioneiro no uso do robots.txt, um conjunto de códigos que impede a coleta automatizada de dados da web, e disse que seus rastreadores respeitam as preferências do editor.
“Rastreadores de IA são normalmente vistos como mais invasivos e seletivos no que diz respeito aos dados que consomem. Eles foram acusados de sobrecarregar sites e impactar significativamente a experiência do usuário”, disse Matthew Holman, sócio do escritório de advocacia britânico Cripps, à CNBC.
“Se for eficaz, o desenvolvimento prejudicará a capacidade dos chatbots de IA de coletar dados para fins de treinamento e pesquisa”, acrescentou. “Isso provavelmente terá um impacto de curto prazo no treinamento de modelos de IA e poderá, a longo prazo, afetar a viabilidade dos modelos.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Final do US Open entre Sinner e Alcaraz tem ingressos mais caros da história do tênis
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Ordem de Trump aumenta impactos da Lei Magnitsky sobre bancos brasileiros
Do imóvel físico ao ativo digital: especialista aponta como a tokenização transforma o setor imobiliário
Índia pretende explorar suas reservas de terras raras e pode ser uma alternativa à China, dizem especialistas