“Com IA é possível levar soluções de segurança para mais pessoas com um investimento baixo”, explica CEO da Emive&Co
Publicado 11/04/2025 • 22:31 | Atualizado há 20 horas
Tarifas de Trump sobre veículos podem reduzir vendas em milhões e gerar custo de US$ 100 bilhões
Morte de CEO: defesa tenta barrar pena de morte para Luigi Mangione
Semana à frente com Jim Cramer: Resultados de Goldman Sachs, Johnson & Johnson e Netflix
GM corta empregos e paralisa fábrica de vans elétricas no Canadá devido à ‘demanda de mercado’
Investidores estão preocupados com êxodo de ativos dos EUA com queda dos Tesouro e do dólar
Publicado 11/04/2025 • 22:31 | Atualizado há 20 horas
KEY POINTS
O uso de inteligência artificial (IA) no mercado de segurança tem avançado com soluções que buscam aumentar a eficiência e a acessibilidade desses serviços. A Emive&Co, empresa especializada em segurança eletrônica, utiliza a tecnologia para fornecer monitoramento preditivo, com projetos que incluem desde a detecção de enchentes até o reconhecimento de comportamentos suspeitos em cidades e comércios.
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, André Prado, CEO da Emive&Co, detalhou como a IA tem sido aplicada em diversos serviços. Ele destacou que a principal estratégia da empresa é oferecer soluções mais eficazes e com menor custo para os clientes. “A tecnologia pode ajudar a ser muito mais eficaz e dar muito mais resultado para os clientes”, afirmou.
Prado também explicou que, ao aplicar a IA, é possível reduzir custos, como no caso da portaria eletrônica, onde a tecnologia permite monitorar grandes áreas, detectar comportamentos suspeitos e garantir maior segurança com menos recursos humanos. “Com a inteligência artificial, você pode monitorar grandes áreas e identificar comportamentos suspeitos, tudo isso com um custo mais baixo”, disse.
A empresa tem implementado IA em várias etapas do processo de monitoramento, com destaque para o projeto em Juiz de Fora, onde o sistema detecta a subida de rios e potenciais enchentes. “Se o rio subir com risco de enchente, o sistema automaticamente comunica as autoridades responsáveis”, explicou Prado. Além disso, a Emive&Co também aplica a IA no varejo e em residências, como exemplo do monitoramento de animais de estimação ou da presença de clientes importantes em lojas.
A expansão da Emive&Co, que já conta com quase mil franqueados no Brasil, também se deve ao foco em tecnologias de segurança acessíveis. Prado destacou que o uso da IA permite a democratização da segurança no país. “A tecnologia permite que possamos expandir e levar soluções de segurança para mais pessoas com um investimento baixo”, afirmou.
A empresa, que nasceu há 32 anos, tem se focado no desenvolvimento de sistemas integrados e preditivos para monitoramento de segurança, ajudando tanto em questões preventivas quanto reativas. Prado ressaltou que a privacidade e o direito à proteção de dados são prioridades no uso da IA, destacando que as decisões sobre o que fazer com as informações coletadas ficam nas mãos dos usuários. “O usuário é quem decide o que fazer com a informação”, disse.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump isenta telefones, computadores e chips de novas tarifas
Tarifas de Trump sobre a China trarão em breve danos 'irreversíveis' para a maioria das empresas americanas
Tarifas de Trump sobre veículos podem reduzir vendas em milhões e gerar custo de US$ 100 bilhões
"Com IA é possível levar soluções de segurança para mais pessoas com um investimento baixo", explica CEO da Emive&Co
Projeto de lei propõe pagamento parcial de salários em criptomoedas; saiba mais