CNBC
Fachada do predio da Apple

CNBCApple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado

Empresas & Negócios

Consumo de macarrão dispara enquanto arroz e feijão perdem força com alta de preços

Publicado 16/10/2025 • 11:59 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Consumo de macarrão cresce 14 vezes entre 2023 e 2025, mostra levantamento da VR
  • Preço estável e preparo rápido impulsionam substituição do arroz e feijão nas refeições
  • Inflação de alimentos e variação cambial reforçam busca por produtos mais acessíveis

Consumo de macarrão dispara enquanto arroz e feijão perdem força com alta de preços

O tradicional arroz com feijão está perdendo espaço no prato do brasileiro. De acordo com levantamento da VR, que analisou mais de 5 milhões de notas fiscais entre 2023 e 2025, o consumo de macarrão aumentou cerca de 14 vezes no período — avanço quase 80% maior que o registrado para o arroz e 70% superior ao do feijão, ambos com crescimento médio de oito vezes cada.

A mudança no padrão alimentar não se deve apenas ao paladar, mas também ao bolso. Enquanto o arroz chegou a custar R$ 18 por unidade em 2024 e o feijão oscilou entre R$ 7 e R$ 10, o macarrão manteve-se estável, com preço médio entre R$ 4 e R$ 5 por pacote durante o triênio.

Elaboração: VR

Preço e conveniência

O cenário reflete a combinação de alta de preços dos alimentos básicos e busca por opções mais acessíveis e práticas. Entre 2023 e 2024, o IPCA de alimentos acumulou alta de 12,5%, pressionado pela quebra parcial da safra de arroz no Rio Grande do Sul e pelo aumento no custo dos fertilizantes, cujo preço depende do dólar — que passou de R$ 5,10 para R$ 5,45.

Já o macarrão, que utiliza trigo importado, foi beneficiado por uma safra global recorde e pela estabilização internacional do grão, mantendo preços previsíveis e competitivos. Além disso, o preparo rápido e a versatilidade nas receitas ajudaram a consolidar o produto como opção preferida no cotidiano.

Dia a dia dos trabalhadores

Para Cassio Carvalho, diretor-executivo de negócios da VR, os dados mostram um retrato fiel do comportamento do consumidor. “A partir da análise de hábitos de consumo no aplicativo da VR, geramos insights para a indústria, que atua em parceria conosco para ofertar produtos com condições atrativas, fazendo o dinheiro do trabalhador render mais”, afirma.

As conclusões indicam que o macarrão ganhou status de alimento essencial, equilibrando custo, praticidade e estabilidade de preços — características que o tornam cada vez mais presente nas refeições do trabalhador brasileiro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;