Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
COP30: Einstein lança plataforma que antecipa impactos climáticos na saúde
Publicado 11/11/2025 • 12:09 | Atualizado há 2 horas
Publicado 11/11/2025 • 12:09 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O Hospital Israelita Albert Einstein apresentou, na COP30, em Belém, uma plataforma que integra dados ambientais, de saúde e socioeconômicos para antecipar riscos provocados por eventos climáticos extremos.
A ferramenta, que será detalhada em painel organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na conferência, busca auxiliar o governo na tomada de decisões diante de crises como ondas de calor, enchentes e queimadas.
“Em qualquer extremo climático, o impacto é na saúde da população”, afirmou o presidente do Einstein, Sidney Klajner, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (11).
Segundo Klajner, a plataforma reúne informações como qualidade do ar, temperatura e umidade, cruzando esses dados com indicadores de internações, óbitos e demanda por atendimento.
O objetivo é permitir que gestores se antecipem ao aumento de casos relacionados ao clima, como ocorreu com a dengue após períodos de calor intenso e chuvas fortes. “Tendo a informação adequada, vamos permitir que o Ministério da Saúde se antecipe”, disse.
O projeto é considerado pioneiro pelo hospital. “Não temos conhecimento de nenhuma iniciativa em qualquer lugar do mundo capaz de integrar clima e saúde com esse nível de granularidade”, complementou.
O Einstein afirma que a plataforma não terá fins comerciais. Klajner destacou que a instituição, por ser filantrópica, pretende disponibilizar a tecnologia gratuitamente a gestores municipais, estaduais e federais. “O intuito é proteger a população, especialmente a mais vulnerável”, disse.
A proposta também inclui identificar lacunas de coleta de dados nas cidades e reforçar a capacidade de atendimento em períodos críticos.
Para Klajner, a COP30 é a oportunidade para ampliar a discussão sobre adaptação e resiliência no setor. “As organizações de saúde têm de atuar para mitigar impactos ao ambiente e sugerir iniciativas de adaptação por meio da tecnologia”, concluiu.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
2
Palavrões, demissões e polêmica no Nubank expõem abismo crescente entre bilionários e funcionários
3
Após falência, Oi adia a divulgação que estava prevista para esta quarta-feira
4
Rede D’Or vende maternidade de luxo à controlada do Bradesco
5
Cartões passam a ter obrigação de garantir o pagamento de clientes em caso de falhas