CNBC
Sede da Foxconn, também conhecida como Hon Hai Precision Industry, vista em Nova Taipei em 29 de maio de 2025.

CNBCDe iPhones a chips de IA: Foxconn acelera diversificação, aumenta lucro em 27% e mira liderança em novos setores

Empresas & Negócios

De iPhones a chips de IA: Foxconn acelera diversificação, aumenta lucro em 27% e mira liderança em novos setores

Publicado 14/08/2025 • 11:56 | Atualizado há 3 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O lucro líquido da Foxconn no segundo trimestre foi de NT$44,36 bilhões, superando as LSEG SmartEstimates, que previam NT$38,81 bilhões.
  • A empresa projetou que a receita de seu negócio de servidores de IA cresceria mais de 170% em relação ao mesmo período do ano anterior no trimestre atual.
Sede da Foxconn, também conhecida como Hon Hai Precision Industry, vista em Nova Taipei em 29 de maio de 2025.

I-Hwa Cheng / AFP

Sede da Foxconn, também conhecida como Hon Hai Precision Industry, vista em Nova Taipei em 29 de maio de 2025.

A taiwanesa Foxconn, a maior fabricante contratada de eletrônicos do mundo, anunciou nesta quinta-feira (14) que seu lucro operacional do segundo trimestre subiu 27% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo crescimento de seu negócio de servidores de inteligência artificial.

Veja o desempenho da Foxconn no segundo trimestre de 2025 em comparação com as LSEG SmartEstimates, que dão maior peso às previsões de analistas mais consistentes:

  • Receita: 1,79 trilhão de dólares de Taiwan (US$ 59,73 bilhões) vs. NT$ 1,79 trilhão
  • Lucro operacional: NT$ 56,596 bilhões vs. NT$ 49,767 bilhões

A receita do segundo trimestre cresceu 16% em relação ao ano passado, em linha com as LSEG SmartEstimates. O lucro líquido da empresa no segundo trimestre foi de NT$ 44,36 bilhões, superando as expectativas de NT$ 38,81 bilhões.

A Foxconn, formalmente chamada Hon Hai Precision Industry, é a maior fabricante dos iPhones da Apple no mundo e busca replicar seu sucesso em eletrônicos de consumo no setor de IA.

A empresa fabrica racks de servidores projetados para cargas de trabalho de IA e se tornou um parceiro-chave da americana Nvidia, referência em chips para IA.

As vendas de produtos de servidores da Foxconn representaram a maior parte da receita no segundo trimestre, com 41%, superando pela primeira vez os produtos eletrônicos de consumo inteligentes, que responderam por 35%.

Em um relatório de resultados, a empresa projetou que seu negócio de servidores de IA continuaria a impulsionar o crescimento no trimestre atual, com receita esperada para aumentar mais de 170% em relação ao ano anterior.

Saiba mais:

Google pode perder o Chrome: oferta da Perplexity esquenta decisão sobre possível divisão da empresa

IA precisa chegar em um ponto de ‘vigilância’ e não controle, aponta CEO da StartSe

A Foxconn disse no início deste mês que espera que a receita total cresça ainda mais no terceiro trimestre, mas observou que o impacto das “condições políticas e econômicas globais em evolução” será monitorado de perto.

No final de julho, a Foxconn anunciou que assumiria uma participação na fabricante de motores industriais TECO Electric & Machinery, em uma parceria estratégica para construir mais data centers de IA.

A empresa também demonstrou disposição para se expandir para novas áreas, incluindo a montagem de veículos elétricos e a fabricação de semicondutores.

No entanto, as tarifas globais do presidente dos EUA, Donald Trump, podem afetar as perspectivas da Foxconn este ano. Em resposta às ameaças tarifárias de Trump, a empresa já transferiu a maior parte da produção final de iPhones destinados aos EUA para a Índia.

Taiwan foi atingida por uma “tarifa temporária” de 20% dos EUA, e as negociações comerciais continuam em andamento, segundo informações.

Na semana passada, Trump também afirmou que imporia uma tarifa de 100% sobre importações de semicondutores e chips, mas não para empresas que estejam “produzindo nos Estados Unidos”.

Embora os detalhes dessas tarifas ainda não estejam claros, a Foxconn Technology Co, fornecedora de carcaças metálicas pertencente à Hon Hai Precision Industry, anunciou planos de investir US$ 1 bilhão nos EUA nos próximos dez anos, como parte de sua estratégia de expansão na América do Norte, segundo veículos locais.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL: 🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios