CNBC
Foto representativa de Crypto moeda

CNBCFamílias de vítimas do ataque de 7 de outubro processam a Binance por suposto apoio financeiro ao Hamas

Empresas & Negócios

Defesa de Vorcaro diz que venda do Banco Master e viagem a Dubai foram comunicadas ao BC

Publicado 25/11/2025 • 20:50 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Despachos do BC confirmam que Vorcaro relatou, em videoconferência no dia 17 de novembro, a venda do Banco Master a investidores nacionais e a ida a Dubai para assinar contrato com investidores estrangeiros
  • Defesa afirma que os registros “afastam absolutamente” a tese de fuga e mostram que o empresário buscava soluções de mercado para a crise de liquidez do conglomerado Master
  • Prisão preventiva ocorreu dois dias depois da reunião com o BC, em meio ao agravamento da crise do banco e suspeitas de gestão temerária
PF prende executivo ligado ao Banco Master em São Paulo

PF prende executivo ligado ao Banco Master em São Paulo

A defesa de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, afirmou nesta terça-feira (25) que tanto a venda da instituição ao grupo Fictor quanto a viagem a Dubai foram comunicadas formalmente ao Banco Central (BC).

A declaração consta em uma nova nota divulgada pelos advogados, acompanhada de documentos do próprio BC que detalham o conteúdo de uma videoconferência feita em 17 de novembro, horas antes da prisão do banqueiro.

Segundo a defesa, os registros obtidos junto ao Banco Central “afastam especulações de tentativa de fuga” e demonstram que Vorcaro vinha atualizando o regulador sobre as tratativas para reestruturar o conglomerado financeiro, que enfrenta uma crise de liquidez. Os documentos foram anexados ao processo e apresentados ao Judiciário.

Leia mais:
Alívio no mercado: BRB diz que recuperou valor bilionário do Banco Master
Banco Master: Defesa de Vorcaro apresenta novo HC para tentar evitar ida à Papuda

O que dizem os documentos do Banco Central

Os despachos internos do Departamento de Supervisão Bancária (Desup), emitidos no dia 25 de novembro, confirmam que Vorcaro participou de uma reunião por videoconferência com o diretor de Fiscalização do BC e demais chefes da área, entre 13h30 e 14h10 do dia 17 de novembro. Na ocasião, ele relatou:

  • que estava em tratativas avançadas para a venda do Banco Master à Fictor, grupo de investidores nacionais;
  • que deixaria o país naquele mesmo dia para viajar a Dubai, nos Emirados Árabes, onde assinaria um contrato com investidores estrangeiros que também entrariam no bloco de controle da instituição;
  • que trabalhava para vender outros braços do conglomerado, como a Will Financeira e o Banco Master de Investimentos;
  • e que buscava renegociar condições com a Mastercard Brasil para liberar recursos bloqueados e honrar as grades de liquidação do arranjo de pagamentos.

Os documentos também registram que não houve gravação da reunião, nem ata formal ou troca de e-mails sobre a operação. No entanto, o despacho oficial informa que Vorcaro detalhou verbalmente, durante a videoconferência, cada etapa das negociações e a necessidade de adiantar o encontro para comunicar a venda ainda naquele mesmo dia.

A chefia do Desup validou o registro e encaminhou o retorno formal ao advogado do empresário, sem novos acréscimos.

A nova nota da defesa sustenta, ainda, que a viagem de Vorcaro não tinha relação com fuga, mas sim com negociações para garantir a continuidade das operações do Master. Segundo os advogados, o empresário “buscava — e continuará buscando — soluções de mercado hígidas” para evitar a insolvência do conglomerado, com “boa-fé, transparência e deferência ao regulador”.

Leia mais:
Galípolo defende atuação do BC e critica ‘especialistas de WhatsApp’ sobre caso Banco Master
Banco Master não captou empréstimos consignados diretamente da carteira do BRB, afirma defesa de Vorcaro

Os defensores afirmam ainda que a documentação oficial do BC comprova que o empresário comunicou a venda, informou o deslocamento ao exterior e detalhou os passos da reestruturação, pontos que pretendem usar para reforçar pedidos de revogação da prisão.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;