Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Dia Mundial do Pão: consumo cresce e produto está em mais de 95% dos lares brasileiros
Publicado 16/10/2025 • 11:50 | Atualizado há 2 horas
Apple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado
Trump pode comparecer pessoalmente à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas comerciais
Juíza impede Trump de demitir funcionários federais durante paralisação do governo
Honor revela novo smartphone com um braço de câmera robótico dobrável
Nvidia, Microsoft, xAI e BlackRock participam de acordo de US$ 40 bilhões pela Aligned Data Centers
Publicado 16/10/2025 • 11:50 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
pão francês
O pão industrializado está cada vez mais presente na mesa do brasileiro. Segundo dados do Worldpanel by Numerator, encomendados pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães Industrializados (Abimapi), mais de 95% dos lares do país consumiram pão industrializado no ano móvel encerrado em junho de 2025 — um crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período anterior.
O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (16), Dia Mundial do Pão e também Dia Mundial da Alimentação.
O estudo mostra que o consumo cresceu entre os lares de até 29 anos (+2,1%) e de 30 a 40 anos (+1,4%), enquanto famílias com mais de 50 anos reduziram a compra em 2,5%. As classes C e D/E também ampliaram o consumo em 4,1%, contrastando com uma queda de 3,5% na classe AB.
Para Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, o momento é de expansão sustentada por conveniência e preço acessível. “As ações do setor se concentram em manter competitividade e aproveitar o engajamento de novos consumidores. O pão é um alimento essencial, versátil e com forte apelo emocional entre os brasileiros”, afirma.
Dados da Cesta Abimapi, com base em levantamento da NielsenIQ, apontam que a categoria movimentou R$ 8,3 bilhões até junho de 2025, um aumento de 7,8% em valor e 3,5% em volume, atingindo 400 mil toneladas no semestre. O pão de hambúrguer e o pão para hot dog ganharam protagonismo, com avanço em volume e giro de 1,3% e 0,4%, respectivamente.
O Sul do país (+3,1% em valor) e o canal cash & carry (+2,8%) foram os principais vetores de crescimento. Nesses mercados, o pão de forma comum respondeu por 65,7% das vendas, superando o integral, que caiu para 34,3%.
O Grupo Bimbo, dono das marcas Pullman, Plusvita e Artesano, destaca a aposta em tecnologia e frescor como fatores de liderança. “Mantemos tradição e qualidade com inovação contínua, apoiada pela BNutrition, área especializada em ciência da nutrição, que ajuda a gerar conhecimento técnico e transparência sobre os benefícios do pão na dieta”, diz Décio Novaes, gerente executivo de Assuntos Corporativos da companhia.
Na Bauducco, o foco está na fermentação natural, processo que traz textura mais leve e sabor marcante. “A Massa Madre, que dá vida aos panetones da marca há mais de 70 anos, também está nos nossos pães. Introduzimos ainda a embalagem selada, inédita no setor, que mantém o frescor por muito mais tempo”, explica Luis Iannini, diretor de marketing.
A Grani Amici aposta em produtos free from, voltados a públicos com restrições alimentares. “O desafio é entregar pães com textura e sabor capazes de agradar todos os paladares. Lançamos o Minipão com 6g de proteína por porção e uma linha sem glúten e vegana para consumo rápido”, comenta Graziela Luchini, diretora executiva da marca.
Na Interbrands Food, a inovação se reflete no portfólio de brioches e pães especiais. “O consumidor busca produtos mais saudáveis e versáteis, com grãos e fermentação natural. A linha S’OUi e os Pães Especiais Santa Edwiges unem tradição e modernidade”, diz Giselle Fontana, gerente de marketing.
Já a Panco ampliou a linha Artesanale, inspirada em receitas caseiras, e lançou versões com coco e cacau & mel. A linha Vida, com sabores como Castanha do Pará & Quinoa e Maçã, Canela & Castanha, oferece produtos sem conservantes artificiais. “Queremos atender ao desejo por sabor, nutrição e bem-estar. O pão continua sendo presença certa nas refeições e agora também nas sobremesas”, afirma Érika Junqueira Rodrigues, gerente de marketing da Panco.
O setor encerra 2025 com um cenário de otimismo. O pão industrializado mantém seu espaço no cotidiano do brasileiro, e as empresas ampliam o foco em saudabilidade, conveniência e inovação para sustentar o crescimento nos próximos anos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores
Ações da Nestlé saltam após empresa anunciar corte de 16 mil empregos para aumentar a eficiência
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar