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ECB Group assume concessão dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo
Publicado 26/09/2025 • 17:43 | Atualizado há 2 horas
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Publicado 26/09/2025 • 17:43 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
A única empresa que participou do leilão da concessão público-privada dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, foi a ECB Group, holding que tem participação na Be8, líder na fabricação de biodiesel.
Isso se deu após a Comissão Permanente de Licitações da Central de Licitações concluir a análise da documentação.
O CEO Erasmo Battistella disse que irão trabalhar muito e levar aos aeroportos inovação e sustentabilidade, e que vão se comprometer para que seja feito um excelente trabalho.
“Estão todos muito comprometidos com essa conquista, porque ela se insere num contexto estratégico para melhorar a eficiência da infraestrutura regional de serviços de transporte e logístico em benefício do crescimento do nosso Estado”, afirmou Battistella.
Ele também ressaltou que, com as melhorias programadas de serviços aeroviários, além de uma estrutura com mais conforto e praticidade, o objetivo é atrair mais passageiros e empresas para as regiões.
A parceira operacional do ECB Group será a francesa Egis, uma das maiores operadoras europeias, responsável pela gestão do Aeroporto de Paris.
A missão é administrar, por 30 anos, os terminais gaúchos Lauro Kortz, em Passo Fundo, e Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo.
A parceria público-privada, na modalidade de concessão patrocinada e coordenada pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha, prevê a operação, manutenção e expansão dos terminais.
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, disse que hoje é um dia festivo. “A gente quer entregar um aeroporto do tamanho da nossa cidade. E esse tipo de desenvolvimento é muito importante para nós.”
As estruturas têm previsão de receber R$ 102,2 milhões em investimentos, sendo R$ 66,24 milhões em Santo Ângelo e R$ 35,99 milhões em Passo Fundo.
Em Passo Fundo, a concessionária deve remodelar o terminal de passageiros, ampliar o parque de abastecimento das aeronaves e a área de apoio às companhias aéreas, além de complementar a drenagem da faixa de pista.
Hoje, o Aeroporto de Passo Fundo é menor apenas do que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e o Aeroporto de Caxias do Sul. Houve uma grande reforma e modernização há poucos anos, com investimento de R$ 45 milhões, por meio do governo federal, estadual e participação municipal. No entanto, a nova concessão será responsável por dar continuidade às modernizações diante da alta demanda.
Já no Aeroporto de Santo Ângelo, onde o investimento será maior, a concessionária deve aumentar o terminal de passageiros, construir um novo estacionamento, novas edificações e promover a ampliação do pátio de aeronaves.
Essa é a segunda tentativa do governo do estado de repassar os terminais para a iniciativa privada. Na primeira vez, nenhuma empresa apresentou interesse. Para convencer interessados, o governo alterou alguns itens do edital.
Houve aumento do aporte público, que passou de R$ 29 milhões na proposta inicial para R$ 45,75 milhões.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, que representou o governador do estado, Eduardo Leite, defendeu a realização de concessões. “Somos um governo que acredita em parcerias que geram emprego e renda.”
O governo repassará até R$ 609,3 mil por mês a cada um dos aeroportos. O valor da tarifa de embarque doméstico foi reduzido de R$ 63,22 para R$ 44,27.
Com isso, a remuneração do parceiro privado se dará pelo aporte público, contraprestação pública mensal, receitas tarifárias e não tarifárias.
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