Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Maioria das empresas paulistanas ainda não usa IA, mas já busca entender como adotá-la
Publicado 09/09/2025 • 07:00 | Atualizado há 2 meses
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
China diz estar disposta a trabalhar com os EUA sobre o TikTok — mas oferece poucos detalhes
Comcast supera estimativas de lucro apesar de novas perdas em assinantes de banda larga
Amazon investe US$ 11 bilhões em centro de dados de IA em área rural
O efeito Shark Tank: Como o empreendedorismo está crescendo em cidades pequenas indianas
Publicado 09/09/2025 • 07:00 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Freepik
Emenda à PEC 65/2023 quer dar ao BC poder para fiscalizar empresas do PAT.
Uma pesquisa da FecomercioSP com 300 empresas da cidade de São Paulo mostra que a maioria do varejo ainda está distante da adoção de ferramentas de Inteligência Artificial. Mais da metade (58%) declarou não usar IA nem ter planos imediatos para incorporá-la às operações.
O cenário é mais acentuado entre micro, pequenas e médias empresas (MPMEs): 62,4% não utilizam nenhum recurso de IA. Para a entidade, essa lacuna reforça a necessidade de ampliar capacitação e disseminar informações sobre como a tecnologia pode apoiar o setor.
A tabela abaixo mostra as diferentes aplicações de inteligência artificial em empresas com mais e menos de 50 funcionários.

Apesar da baixa adoção prática, o interesse é grande. Seis em cada dez empresas (57%) buscam informações recorrentes sobre IA. As fontes mais procuradas são redes sociais (21%) e cursos online (13%). Consultorias (8,3%) e fornecedores de tecnologia também aparecem como canais relevantes, especialmente entre empresas de maior porte.
A principal barreira, apontada por quase um terço (29,3%) das empresas, é a falta de conhecimento técnico para implementar e usar as ferramentas.
As soluções mais lembradas no estudo são as de Processamento de Linguagem Natural (PLN), como ChatGPT, da OpenAI, e Copilot, da Microsoft, citadas por 39% das empresas. Na sequência estão chatbots e assistentes virtuais (33%).
Essas tecnologias se destacam pela acessibilidade, com versões gratuitas e de fácil aplicação no dia a dia.

As grandes empresas buscam apoio em fornecedores de tecnologia (18%) e consultorias especializadas (12%), enquanto as menores recorrem mais a conteúdos gratuitos online. Ainda assim, o desafio é comum: custos elevados e falta de profissionais qualificados são barreiras relatadas em todos os portes.

Quatro em cada dez empresas acreditam que a IA vai transformar funções no mercado de trabalho, exigindo novas habilidades. Entre as maiores, esse percentual sobe para 46%. Já 43% dos entrevistados enxergam a IA como oportunidade para impulsionar crescimento, sobretudo em marketing e vendas (47%) e atendimento ao cliente (25%).

Para ajudar o setor a avançar, a FecomercioSP, em parceria com o Sebrae, mantém o projeto Loja do Futuro, voltado à digitalização e inovação. Entre março e outubro de 2024, mais de 3,2 mil empresas participaram das ações, e cerca de 1,8 mil aderiram formalmente ao programa, com previsão de aumento médio de 12,2% no faturamento.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Brasil tem seis pizzarias entre as melhores do mundo; veja ranking
2
SÉRIE EXCLUSIVA 2 — O escândalo Ambipar: suspeitas em contrato e em manobra judicial
3
EXCLUSIVO: Os bastidores da demissão em massa da Amazon
4
SÉRIE EXCLUSIVA — O escândalo Ambipar: o sumiço de R$ 4,7 bilhões do caixa e a suspeita de megafraude
5
As cinco tendências do agro que podem colocar o Brasil como maior fornecedor de alimentos do mundo até 2050