Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Vibra e Svitzer lançam projeto piloto de descarbonização no setor marítimo com uso de biodiesel
Publicado 06/03/2025 • 12:29 | Atualizado há 6 meses
Pressão política e expectativa por cortes nos juros: o que o mercado espera do discurso do presidente do Fed nesta sexta
Lançamento do Pixel 10 do Google não foi sobre celulares, mas sim uma jogada estratégica de IA
CEO da Lamborghini sobre tarifas: ‘Para nós, o livre comércio é o caminho certo’
Starbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA
Reino Unido enfrenta desafio legal por tentar aprovar construção de data center
Publicado 06/03/2025 • 12:29 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Divulgação
A Vibra e a Svitzer iniciaram, em fevereiro de 2025, o primeiro projeto-piloto no Brasil para descarbonizar as operações marítimas, utilizando óleo diesel marítimo (ODM) com até 20% de biodiesel.
O projeto acontece em Santos, no litoral do estado de São Paulo, com autorização especial da ANP para comercializar diesel marítimo com até 30% de biodiesel. Com isso, a Vibra se torna pioneira no fornecimento desse combustível no país, sendo a primeira a oferecer diesel marítimo com certificação ISCC EU.
Em comunicado, Juliano Prado, vice-presidente executivo de comercial B2B da Vibra, destacou a importância da parceria para o setor marítimo e a cadeia logística, focada em inovação e sustentabilidade.
“A parceria com a Svitzer representa um marco importante não apenas para o setor marítimo, mas para toda a cadeia logística brasileira. Ao fornecer diesel marítimo com biodiesel e garantir a certificação, reforçamos nosso compromisso com a descarbonização e com a oferta de soluções energéticas mais limpas e eficientes”, disse o executivo.
A Svitzer é a primeira a testar o uso de biodiesel em rebocadores portuários no Brasil, com a meta de reduzir suas emissões de CO2 em 50% até 2030 e tornar suas operações neutras em carbono até 2040.
“A parceria superou com sucesso vários desafios, e aumenta a nossa expectativa em acelerar os nossos objetivos e metas, como reduzir em 50% a intensidade de CO2 de sua frota internacional, até 2030, e até 2040, as operações globais da companhia sejam neutras em carbono”, disse Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil.
O projeto também busca confirmar a viabilidade técnica do uso de biocombustíveis e aumentar o percentual de biodiesel até 30%. A Svitzer e a Vibra esperam que a adoção de biocombustíveis no setor marítimo cresça nos próximos anos.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
Donos da Camisaria Colombo são presos em operação contra fraude milionária ao sistema bancário
BRB aguarda apenas o aval do Banco Central para concluir compra do Banco Master; decisão pode sair a qualquer momento
Fundo Rio Endowment apoia alunos de baixa renda em áreas de ciência e tecnologia
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros