CNBC
Imagem do Federal Reserve, o banco central dos EUA.

CNBCFed e Trump afirmam que acatarão decisão judicial sobre poder do presidente de demitir Cook

Empresas & Negócios

EXCLUSIVO: Brasil pode se tornar o maior mercado do mundo para veículos elétricos, diz CEO da Scania

Publicado 27/08/2025 • 15:47 | Atualizado há 2 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Com quase 60 mil funcionários, presença em 100 países e mais de 130 anos de atuação, a Scania projeta novos rumos para o transporte global.
  • Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o presidente e CEO da Scania, Christian Levin, que também comanda o grupo TRATON, destacou os planos da companhia e a importância do Brasil em sua estratégia.
  • O executivo participará da COP30, marcada para novembro em Belém (PA). Ele ressaltou que a conferência é fundamental para avançar na transição energética.

Divulgação/Scania

Christian Levin, CEO da Scania

Com quase 60 mil funcionários, presença em 100 países e mais de 130 anos de atuação, a Scania projeta novos rumos para o transporte global. Em entrevista exclusiva ao analista do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Felipe Machado, diretamente da sede da empresa em Södertälje, na Suécia, o presidente e CEO da Scania, Christian Levin, que também comanda o grupo TRATON, destacou os planos da companhia e a importância do Brasil em sua estratégia.

Segundo Levin, a prioridade é transformar o setor de transportes em uma atividade sustentável. “Estamos fazendo absolutamente tudo o que podemos. Todos os investimentos, seja em nossa indústria em Södertälje ou em outros países, têm o objetivo de estimular o uso de motores elétricos ou híbridos”, afirmou.

Leia também:
Maioria dos brasileiros quer comprar um veículo elétrico até 2029, aponta PwC
Correios testam veículos elétricos da BYD para entregas urbanas
Interesse por carros elétricos usados cresce 57% no 1º semestre, aponta Webmotors; veja os mais procurados

O executivo participará da COP30, marcada para novembro em Belém (PA). Ele ressaltou que a conferência é fundamental para avançar na transição energética. “Como fornecedores de equipamentos de transporte, entendemos que somos parte do problema da emissão de poluentes. Mas não é possível fazer essa mudança sozinhos. É uma transformação sistêmica, que exige a união de clientes, empresas de transporte, políticos e todo o ecossistema”, disse.

Brasil no centro da estratégia

A Scania está presente no Brasil há quase 70 anos. Christian Levin destacou que a escolha pelo país se deu pelo potencial de demanda em transporte rodoviário.

“O Brasil tem grande população e forte necessidade de transporte de matérias-primas e produtos agrícolas. Como o sistema ferroviário e marítimo não era muito desenvolvido, tornou-se um mercado ideal para caminhões. Hoje, entre 60% e 70% do transporte ainda é feito por rodovias”, afirmou.

Para os próximos anos, a companhia prevê ampliar os investimentos no país, com foco em alternativas sustentáveis. “Construímos uma equipe muito forte no Brasil. Acreditamos que o país será o maior mercado do mundo para veículos elétricos. Segmentos como o de ônibus urbanos já estão em transição para baterias elétricas”, declarou.

Sustentabilidade

A sustentabilidade, segundo Christian Levin, é central na estratégia da Scania. “Não se trata de filantropia. Sustentabilidade e lucro precisam andar juntos. Com o tempo, e com liderança política inteligente, veremos isso se concretizar”, avaliou.

Outro foco da empresa é desenvolver veículos autônomos. Segundo Levin, os primeiros modelos totalmente sem motorista já foram entregues neste ano na Austrália, para uso no setor de mineração.

“A tecnologia está madura o suficiente para ser integrada às operações. O maior desafio agora não é mais a engenharia, mas a legislação. Como será a responsabilização em caso de acidente? Cada país terá seu ritmo. Nos Estados Unidos e na China o avanço é maior, enquanto a Europa e parte da América do Norte ainda estão mais cautelosas”, afirmou.

Para o CEO, o momento de definição para os veículos autônomos está próximo. “Este é um processo inevitável, mas ainda depende de marcos regulatórios claros para avançar em escala”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios