Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Família Diniz vende fatia no Carrefour da França após 10 anos
Publicado 13/11/2025 • 07:56 | Atualizado há 2 meses
Cobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez
Atas do Fed revelam divisão de membros sobre corte de juros
EUA sancionam grupos estrangeiros ligados ao comércio de armas; veja países envolvidos
Vendas de Champagne disparam no Ano-Novo, mas denúncias trabalhistas pressionam o setor
De spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem
Publicado 13/11/2025 • 07:56 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
José Cruz/Agência Brasil
Fachada de loja do Carrefour
A gestora Península, que cuida dos recursos da família Diniz, vendeu sua participação no Carrefour na França, que detinha havia 10 anos, informou um comunicado do grupo nesta quarta-feira (12).
Com isso, os brasileiros, que eram os segundos maiores acionistas da rede de supermercados, atrás apenas dos donos franceses, deixam o controle do grupo. Em seu lugar, entrou a família Saadé, que passa a ser a nova acionista principal da companhia.
“O Carrefour foi informado da decisão da Península de vender sua participação no Carrefour”, de acordo com comunicado do grupo francês, destacando que a transação já foi completada. A gestora brasileira tinha participação de 8,4% na empresa e no mercado já se falava há alguns meses da possibilidade da família Diniz vender essa fatia.
Leia também:
O Carrefour vale nesta quarta-feira 9,35 bilhões de euros em Paris, o que avalia a participação da família Diniz perto de 800 milhões de euros, cerca de R$ 5 bilhões pelo câmbio do dia. Os comunicados, porém, não falam em valores.
Em Paris, ocorreu a reunião do conselho do Carrefour, que foi informado da decisão da Península. Os executivos Eduardo Rossi e Flavia Buarque de Almeida renunciaram de seus postos.
O executivo Rodolphe Saadé vai substituir Rossi até o final de seu mandato, que vai ocorrer na assembleia anual de 2028. Ainda no comunicado, o conselho nomeou a Carrix, entidade pertencente à família Saadé e à companhia CMA CGM como braço independente para substituir a Península.
“Gostaria de expressar meus mais calorosos agradecimentos à Península, Eduardo Rossi, Flavia Buarque de Almeida e à família de Abílio Diniz, que permaneceram fiéis à visão de Abílio sobre o varejo e seu compromisso inabalável com o Carrefour por mais de 10 anos”, escreveu Alexandre Bompard, presidente do conselho e diretor executivo em um comunicado. “Abílio deixou sua marca na história do nosso grupo.”
Eduardo Rossi, que é presidente do conselho da Península, explicou no comunicado que a decisão de vender as ações do Carrefour após uma década de parceria, faz parte da nova estratégia de alocação de ativos do fundo. “O Carrefour constituiu um investimento importante para a Península, alinhado ao caminho traçado pelo nosso fundador.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: qual é o prêmio para quem acertar a quina ou a quadra?
2
Mega da Virada é sorteada: veja os números
3
Seis apostas ganham prêmio bilionário da Mega da Virada; veja quanto cada um irá levar
4
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
5
Mega da Virada: relembre quem foram os ganhadores da edição de 2024