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Fim de crédito fiscal impulsiona alta nas vendas de veículos elétricos nos EUA
Publicado 01/10/2025 • 19:28 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 01/10/2025 • 19:28 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Carros elétricos terão nova tecnologia.
Reprodução Pexels
A General Motors (GM) e a Ford relataram sólidos aumentos nas vendas nos Estados Unidos no terceiro trimestre, impulsionados em parte pelo crescimento das vendas de veículos elétricos (VEs) antes da expiração de um crédito fiscal-chave.
A GM informou que suas vendas de VEs mais do que dobraram em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o portfólio de elétricos e híbridos da Ford avançou quase 20%. As duas montadoras de Detroit também destacaram altas nas vendas de veículos com motor a combustão interna (ICE), reforçando a resiliência da demanda.
As vendas de carros nos EUA se mantiveram acima das expectativas, mesmo após a onda de anúncios de tarifas do presidente Donald Trump, em parte porque a indústria conseguiu absorver boa parte dos custos até o momento.
Segundo previsão da Edmunds, divulgada na semana passada, o terceiro trimestre foi o mais forte desde 2019. As vendas da GM cresceram 7,7%, alcançando 710.347 unidades, enquanto a Ford registrou alta de 8,2%, para 545.522 veículos.
“Temos o melhor portfólio de veículos ICE e VE que já tivemos, e nossas marcas ganharam participação de mercado com preços consistentemente fortes, baixos incentivos e inventário”, disse Duncan Aldred, vice-presidente sênior e presidente da GM na América do Norte.
Andrew Frick, presidente da Ford Blue e Model e, apontou para um “forte desempenho em motorizações a gasolina, híbridas e eletrificadas.”
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A onda de vendas de veículos elétricos (VEs) ocorreu antes da eliminação gradual de um incentivo fiscal federal de até US$ 7.500 por veículo, promulgada no pacote de impostos do presidente Donald Trump, que também estendeu diversos cortes tributários corporativos.
Antes da expiração do crédito, os consumidores compraram 410 mil VEs no terceiro trimestre, o maior número já registrado, representando um aumento de cerca de 21% em relação ao ano anterior, segundo estimativas da Cox Automotive.
Mesmo com o avanço, os VEs ainda tiveram participação limitada: menos de 10% das vendas da GM no trimestre e apenas 16% das vendas totais da Ford. Ambas as empresas também reportaram ganhos expressivos em SUVs e picapes de alto volume, como Chevrolet Silverado, Chevrolet Equinox, série F da Ford e Ford Expedition.
Até agora, as montadoras têm evitado repassar custos mais altos aos consumidores, em parte devido ao estoque de veículos produzidos antes da aplicação das tarifas. No entanto, especialistas alertam para aumentos de preços já em 2026, com a Cox Automotive projetando alta na faixa de 4% a 8%, segundo apresentação em teleconferência recente.
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