Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsa argentina dispara e chega no seu maior patamar em quatro meses; o que explica?
Publicado 19/02/2026 • 23:33 | Atualizado há 2 horas
Clima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia
Apple é processada nos EUA por suposta falha em impedir material ilegal no iCloud e iOS
Acordo da Meta reforça protagonismo da Nvidia na corrida por IA
Geração IA: Jovens ignoram ameaça tecnológica e seguem otimistas com o mercado
Anthropic descarta anúncios em IA e reforça foco no mercado corporativo
Publicado 19/02/2026 • 23:33 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Pixabay
Bandeira da Argentina
Enquanto a Argentina enfrentava sua quarta greve geral sob a gestão de Javier Milei, o mercado financeiro de Buenos Aires operou em um mundo à parte nesta quinta-feira (19). O índice Merval encerrou o dia com uma valorização expressiva de 4,26%, atingindo a marca histórica de 2.839.106,06 pontos.
Segundo dados da TradeMap, esta foi a maior alta intradiária do indicador desde (31) de outubro 2025, quando o índice saltou 7,48%. O movimento ocorreu em meio ao início dos debates da reforma trabalhista na Câmara dos Deputados, sinalizando que investidores apostam na aprovação das medidas.
O desempenho do mercado argentino reflete uma mudança de patamar na confiança dos investidores. Para Rodrigo Rios, CEO da LR3 Investimentos, o movimento de alta não foi aleatório e demonstra que o mercado decidiu seguir um caminho próprio, ignorando o clima de paralisação nas ruas.
Segundo ele, a arrancada ocorreu precisamente quando as discussões legislativas ganharam corpo.
“Sinal claro de que o investidor está precificando a chance real de aprovação das medidas. O ministro da Economia, Luis Caputo, confirmou que o governo voltou a registrar superávit fiscal em janeiro, algo considerado raro no histórico recente argentino. A prorrogação do Regime Especial para Grandes Investimentos (RIGI) também caiu como um estímulo direto para o capital de longo prazo, dando previsibilidade para quem aporta valores maiores no país”, afirma Rios.
Leia mais:
Visa adquire Prisma e Newpay e assume infraestrutura de pagamentos da Argentina
“Argentina vai bem, depende para quem”, diz especialista sobre reforma trabalhista de Milei
O especialista destaca ainda que o setor bancário puxou o rali, beneficiado pela melhora no balanço externo. “O Banco Central argentino voltou a comprar reservas e o câmbio praticamente não mexeu, criando um ambiente que contrasta com outros mercados emergentes, onde a volatilidade segue elevada“, pontua o CEO da LR3.
Para Jayme Simão, sócio-fundador do Hub do Investidor, é fundamental diferenciar o momento atual da euforia que tomou conta do mercado logo após a vitória de Milei. Se antes o rali era pautado apenas em narrativas liberais, agora o cenário é sustentado por entregas efetivas da Casa Rosada.
Confira a variação acumulada do índice S&P Merval (MERV) desde o início de 2025 (em %)

“A alta recente da bolsa argentina tem uma combinação de fatores. Parte relevante desse movimento já vinha sendo precificada desde a eleição, quando o mercado antecipou uma agenda mais liberal. Ou seja, houve um primeiro grande rali lá atrás, muito pautado em expectativa e euforia. Agora, o que sustenta essa nova perna de alta é menos narrativa e mais dado concreto“, explica Simão.
De acordo com o sócio do Hub do Investidor, o avanço nas discussões da reforma trabalhista e a recomposição de reservas melhoraram drasticamente a percepção de risco do país. “O governo voltou a registrar superávit fiscal e o RIGI foi prorrogado, reforçando o compromisso com atração de capital e previsibilidade regulatória”, conclui.
Outro fator que impulsionou o otimismo foi o anúncio de que a Visa adquiriu a Prisma Medios de Pago e a Newpay. Na visão de Rodrigo Rios, o mercado leu esse movimento como um “voto de confiança no setor de meios de pagamento e no potencial de digitalização financeira do país”.
Confira a variação do índice S&P Merval (MERV) no período (em %)

Mesmo com voos cancelados e o comércio afetado pela greve, a percepção dominante é a de que a Argentina caminha para um modelo mais aberto aos negócios e com rigoroso compromisso fiscal.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: BC já liquidou oito instituições ligadas ao grupo; entenda o caso
2
Liquidação do Will Bank reacende disputa bilionária no setor de cartões
3
Empresa de Buffett investe US$ 350 mi em jornal americano e sacode mercado
4
Outback lança café da manhã no Brasil; veja quanto custa o novo menu
5
Clima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia