Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fusão entre Gol e Azul pode transformar o mercado aéreo brasileiro, diz analista
Publicado 16/01/2025 • 10:37 | Atualizado há 11 meses
De Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?
Mercado de wellness em alta: por que suplementos de bem-estar ganham força nas festas de fim de ano
Empresas sentem impacto de novas exigências no visto H-1B para profissionais estrangeiros
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
Trump autoriza desconto direto em salário de quem deve empréstimo estudantil; entenda
Publicado 16/01/2025 • 10:37 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
A Azul (AZUL4) e o grupo Abra, controlador da Gol (GOLL3), assinaram na última quarta-feira (15) um memorando de entendimento para uma eventual fusão entre as duas empresas. E segundo Artur Horta, analista de investimentos da GTF Capital, o acordo pode transformar o cenário da aviação no Brasil.
No entanto, o especialista alerta que o acordo ainda é inicial e repleto de desafios, tanto regulatórios quanto societários. “Estamos falando de um mercado pequeno, com poucas companhias de grande porte, como a Azul e a Gol, e de uma fusão complexa, que deve levar meses para ser concluída”, afirmou Horta, em entrevista ao jornal ‘Agora’ desta quinta-feira (16).
Entre as dificuldades, o especialista destacou a recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, prevista para ser encerrada em maio, e as negociações da Azul com credores. “Ambas as companhias enfrentaram dificuldades financeiras nos últimos anos e precisam resolver essas pendências antes de avançar para as discussões societárias”, explicou.
Leia também:
Além disso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terão papel crucial na avaliação do impacto da fusão, especialmente considerando que a nova empresa concentraria cerca de 60% do mercado doméstico.
Para os consumidores, a fusão pode trazer consequências variadas, como aumento de preços em rotas menos concorridas e maior competitividade em trechos dominados pela Latam, terceira maior concorrente.
___
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube On Demand
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings | YouTube Live
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas se recuperam e perda de mais de R$ 152 milhões é anulada
2
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
3
Funcionários dos Correios devem rejeitar acordo e ampliar risco de greve nacional
4
A vida faraônica do herdeiro que torrou R$ 3 bi do patrimônio da família
5
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição