GM e Ford registram melhores vendas anuais nos EUA desde 2019
Publicado 04/01/2025 • 11:33 | Atualizado há 3 meses
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Publicado 04/01/2025 • 11:33 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Piotr Swat / SOPA Images via Reuters Connect | Pexels
As vendas de veículos novos nos Estados Unidos mantiveram-se em alta no ano passado, recuperando-se dos níveis historicamente baixos registrados nos últimos quatro anos devido à pandemia de coronavírus e à crise na cadeia de suprimentos.
Na sexta-feira (3), as montadoras americanas General Motors e Ford Motor anunciaram seus melhores resultados anuais de vendas de veículos novos no país desde 2019, impulsionados pelo aumento na demanda por modelos eletrificados, incluindo veículos elétricos e híbridos.
Esses resultados estão alinhados com as expectativas da indústria automotiva. Empresas de pesquisa de mercado previam que as montadoras americanas alcançariam vendas totais de quase 16 milhões de veículos em 2024, o que representaria o melhor ano da indústria desde 2019, quando cerca de 17 milhões de unidades foram comercializadas.
“Chegamos a pouco menos de 16 milhões de unidades, ao que parece, em 2024, com um fortalecimento no último trimestre”, disse Stephanie Brinley, diretora associada de AutoIntelligence na S&P Global Mobility. “Considerando os desafios de acessibilidade e os ventos contrários inflacionários, foi provavelmente um ano razoável… Estamos indo na direção certa.”
As vendas de automóveis em 2025 devem continuar crescendo, mas ainda devem ficar abaixo dos volumes de 2019. A S&P Global Mobility e a Edmunds projetam vendas de aproximadamente 16,2 milhões de veículos para este ano.
Outras montadoras, como Toyota Motor, Hyundai Motor e Honda Motor, também relataram aumentos anuais de vendas de um dígito, em linha com as expectativas da indústria.
A GM manteve a posição de montadora mais vendida nos EUA, seguida por Toyota e Ford. A Hyundai, incluindo sua subsidiária Kia, ficou em quarto lugar, seguida por Honda e Stellantis, controladora da Chrysler, que tem enfrentado quedas significativas de vendas nos últimos anos.
A Stellantis, anteriormente Fiat Chrysler, reportou vendas anuais de cerca de 1,3 milhão de veículos em 2024, marcando seu pior desempenho desde 2010, quando ainda se recuperava da falência.
A GM registrou vendas de mais de 2,7 milhões de veículos em 2024, um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior. Em 2019, a montadora vendeu 2,9 milhões de unidades.
“A força motriz para o nosso negócio são os novos veículos com excelente design e desempenho em todo o nosso portfólio, ajudando nossos concessionários a satisfazer mais clientes. Estamos entrando em 2025 com um ímpeto significativo”, disse Rory Harvey, presidente de mercados globais da GM, em comunicado.
A GM afirmou que suas vendas foram impulsionadas por aumentos em todas as suas quatro marcas nos EUA, além de um salto de cerca de 50% nas vendas de veículos elétricos, totalizando mais de 114.400 unidades.
Apesar do aumento significativo nas vendas de elétricos, esses veículos representaram apenas 4,2% do total de vendas da montadora. A GM estimou ter alcançado uma participação de mercado de 12% para veículos elétricos nos EUA durante o quarto trimestre.
Na Ford, a tendência foi semelhante, com um aumento expressivo nas vendas de veículos “eletrificados”, incluindo modelos elétricos e híbridos.
A Ford reportou vendas de 2,08 milhões de veículos em 2024, acima dos pouco menos de 2 milhões em 2023. Em 2019, a montadora vendeu 2,42 milhões de unidades nos EUA. No quarto trimestre, a Ford registrou um aumento de 8,8% nas vendas em relação ao ano anterior, totalizando 530.660 veículos vendidos.
A montadora informou que, no ano, as vendas de veículos com motores de combustão interna tradicionais cresceram 0,2% em relação a 2023, enquanto as vendas de veículos eletrificados aumentaram 38,3% no mesmo período.
Veículos eletrificados, incluindo híbridos e elétricos, representaram 13,7% do total anual de vendas da Ford.
Mais lidas
Robôs humanoides realizam a primeira meia-maratona do mundo em Pequim
Nova rota direta entre China e Brasil deve facilitar a importação de insumos industriais e tecnológicos
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
CEO da Volt Capital explica a queda de cerca de 90% da criptomoeda Mantra: "Estratégia muito bem montada"
Fávaro apresenta a Lula propostas para ampliação do Sistema de Inspeção de Produtos