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iFood Pago quer alcançar a marca de R$ 2,4 bilhões em crédito para restaurantes em SP

Publicado 07/09/2025 • 20:59 | Atualizado há 7 horas

KEY POINTS

  • O iFood Pago pretende liberar até R$ 2,46 bilhões em crédito pré-aprovado para restaurantes parceiros de São Paulo até o fim de 2025.
  • Desde junho de 2024, a plataforma já concedeu R$ 457 milhões em crédito e lançou serviços como conta digital, antecipação de recebíveis e a Maquinona.
  • Em agosto, o iFood lançou o cartão iFood Pago para restaurantes, com funções de débito e crédito, cashback de até 4% e taxas reduzidas.
iFood é uma das dezenas de marcas da Prosus, que é majoritariamente de propriedade do grupo Napsters, da África do Sul.

Divulgação/iFood

Até o final de 2025, o iFood Pago, solução financeira do ecossistema da empresa, pretende liberar R$ 2,46 bilhões em crédito, já pré-aprovado, para estabelecimentos parceiros no Estado de São Paulo. De acordo com a empresa, o modelo de crédito aprovado indica o limite de recursos – o montante total disponibilizado para o empreendedor.

“Já conectamos muitos clientes, a maioria pequenos e médios, cobrindo lacunas não atendidas por bancos generalistas”, disse o presidente do iFood, Diego Barreto, no relatório de sustentabilidade da empresa. Apesar da porta aberta, a empresa ressalta que a “a concessão efetiva depende da adesão dos empreendedores às ofertas disponíveis”. Por isso, o valor total efetivamente concedido pode variar ao longo do tempo.

Criado em junho de 2024, o iFood Pago concedeu desde então R$ 457 milhões em crédito para restaurantes no Estado de São Paulo. De acordo com Barreto, a plataforma é pioneira na oferta de crédito digital dedicado ao setor de alimentação, e que tem o objetivo de otimizar a gestão financeira e facilitar o acesso ao crédito, oferecido por meio de reserva da capital da própria empresa.

A plataforma dispõe de uma conta digital, com funcionalidades como antecipação de recebíveis, crédito facilitado – com taxas baseadas no desempenho do restaurante dentro do iFood – e a Maquinona, uma solução que integra vendas, marketing e gestão de dados.

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Segundo a foodtech, a rede de delivery recebe 120 milhões de pedidos, tem 400 mil estabelecimentos parceiros, em 1,5 mil cidades em todo o Brasil e mais de 55 milhões de clientes. Para o vice-presidente de growth no iFood Pago, Wilson Cimino, São Paulo tem forte vocação gastronômica e empreendedora e isso significa que, caso a concessão de crédito para os restaurantes passe do valor provisionado, “vamos aumentar a reserva de capital.”

Segundo ele, o movimento incentiva empreendedores, “que poderão aplicar os recursos para impulsionar seus negócios, realizar melhorias e contribuir para a vitalidade da economia do estado”. Conforme dados da Consultoria Future Tank, disponibilizados pelo aplicativo de entregas, a capital, é o maior mercado do setor de bares e restaurantes no Brasil, sendo responsável por mais de 34% do faturamento total do País.

Em agosto deste ano, a empresa também lançou o cartão iFood Pago – solução financeira do ecossistema da plataforma de delivery para Pessoa Jurídica com funções de débito e crédito. A novidade permite que os restaurantes parceiros da plataforma movimentem a conta digital e utilizem o limite de crédito.

“Ouvimos milhares de empreendedores para entender os principais e ficou claro que o maior deles é o acesso ao crédito”, afirma Cimino. Segundo a empresa, o cartão iFood Pago para restaurantes envolve cashback no iFood Shop; taxas reduzidas; isenção de anuidade; gestão digital; e programa Vai de Visa.

“O cashback de até 4% no iFood Shop é um benefício que gera economia direta a partir de gastos recorrentes”, disse Cimino. O cartão iFood Pago, por enquanto, só está disponível na versão física, com previsão de expansão para cartão virtual e integração com carteiras digitais nos próximos meses.

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