CNBC
Sede da Foxconn, também conhecida como Hon Hai Precision Industry, vista em Nova Taipei em 29 de maio de 2025.

CNBCDe iPhones a chips de IA: Foxconn acelera diversificação, aumenta lucro em 27% e mira liderança em novos setores

Empresas & Negócios

Ações da Intel sobem 7% após governo Trump cogitar participação na empresa

Publicado 14/08/2025 • 18:59 | Atualizado há 3 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Segundo a Bloomberg, o governo Trump está negociando com a fabricante de chips para que os Estados Unidos adquiram uma fatia da empresa, que enfrenta dificuldades no mercado.
  • As ações da Intel subiram 7%, acumulando alta de 19% no ano.
  • A empresa perdeu 60% do seu valor em 2024, registrando o pior desempenho anual de sua história.
Sede da Intel em Santa Clara, Califórnia, EUA, na quarta-feira, 23 de abril de 2025. A Intel Corp. deve divulgar os números de lucros em 24 de abril.

Sede da Intel em Santa Clara, Califórnia, EUA

David Paul Morris | Bloomberg | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)

As ações da Intel tiveram alta de 7% no pregão desta quinta-feira (14), depois que a Bloomberg revelou que o governo Trump está em conversas para adquirir uma participação na empresa, que passa por um momento complicado.

A Intel é a única empresa americana capaz de fabricar os chips mais avançados dentro dos Estados Unidos, apesar de concorrentes como TSMC e Samsung também terem fábricas no país. O presidente dos EUA, Donald Trump, tem defendido que mais chips e tecnologias de ponta sejam produzidos em solo americano.

Possível investimento governamental para fortalecer a Intel

De acordo com a reportagem, a entrada do governo como sócio ajudaria a financiar as fábricas que a Intel está construindo no estado de Ohio.

A notícia sobre as negociações veio poucos dias depois da visita do CEO da Intel, Lip-Bu Tan, ao presidente Trump na Casa Branca. Esse encontro ocorreu após Trump ter pedido a renúncia de Tan, alegando supostas ligações dele com a China.

Na época, a Intel declarou que Tan está “totalmente comprometido em fortalecer a segurança nacional e os interesses econômicos dos Estados Unidos”. Um porta-voz da empresa se recusou a comentar sobre as conversas nesta quinta-feira.

“Estamos ansiosos para continuar trabalhando com o governo Trump para avançar nessas prioridades em comum, mas não vamos comentar boatos ou especulações”, afirmou o representante.

Desafios e mudanças na liderança da Intel

Tan assumiu o comando da Intel no início deste ano, depois que a empresa não conseguiu avançar no mercado de chips para inteligência artificial, mesmo investindo pesado para fortalecer o negócio de fundição, que fabrica chips para outras empresas.

O braço de fundição da Intel ainda não garantiu nenhum grande cliente, o que, segundo analistas, seria fundamental para a empresa ter segurança ao investir em novas fábricas e também serviria de sinal para outras companhias do setor considerarem a Intel como fornecedora.

Em julho, Tan anunciou o cancelamento dos planos de construir fábricas na Alemanha e na Polônia, além de informar que o desenvolvimento em Ohio seria desacelerado e que todos os gastos da empresa passariam por uma análise rigorosa.

O envolvimento crescente do governo americano em setores estratégicos

Durante o governo Trump, os EUA têm se envolvido cada vez mais em acordos de grandes setores industriais. Na semana passada, anunciou que ficaria com 15% das vendas de certos chips da Nvidia e da AMD para a China.

Além disso, o Pentágono comprou uma participação de US$ 400 milhões (aproximadamente R$ 2,16 bilhões, na cotação atual) na mineradora de terras raras MP Materials.

Leia mais:
De iPhones a chips de IA: Foxconn acelera diversificação, aumenta lucro em 27% e mira liderança em novos setores
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros

O governo americano também ficou com uma “golden share” na U.S. Steel, como parte do acordo para permitir que a Nippon Steel comprasse a gigante industrial do país.

As ações da Intel subiram 19% neste ano, após perderem 60% de seu valor em 2024, o pior ano já registrado para a fabricante de chips.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios