Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Empresas & Negócios

Investidores da Tesla querem que Musk responda perguntas sobre ‘saudação’ e papel no governo Trump

Publicado 29/01/2025 • 08:25

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O relatório de ganhos do quarto trimestre da Tesla será divulgado pouco mais de uma semana após o início do segundo mandato do presidente Donald Trump na Casa Branca, com Elon Musk ao seu lado.
  • Agora que o CEO da Tesla está firmemente instalado em Washington, D.C., em um cargo de alto nível como conselheiro, acionistas da fabricante de veículos elétricos têm algumas perguntas.
  • Após a vitória de Trump, Musk passou considerável tempo longe da fábrica da Tesla.
Elon Musk.

Elon Musk.

Reprodução.

O relatório de ganhos do quarto trimestre da Tesla será divulgado pouco mais de uma semana após o início do segundo mandato do presidente Donald Trump na Casa Branca, com Elon Musk ao seu lado.

Agora que o CEO da Tesla está firmemente instalado em Washington, D.C., em um cargo de alto nível como conselheiro, acionistas da fabricante de veículos elétricos têm algumas perguntas.

Leia também:

No fórum que a Tesla usa para coletar perguntas de investidores antes das teleconferências de resultados, mais de 100 questionamentos foram enviados por acionistas sobre a posição política de Musk, incluindo seu papel oficial no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) do governo Trump e seu apoio a candidatos de extrema direita.

“Quanto tempo Elon Musk dedica ao crescimento da Tesla, à solução de problemas dos produtos e à geração de valor para os acionistas, em comparação com seus compromissos públicos com Trump, o DOGE e suas atividades políticas?”, perguntou um investidor individual, acrescentando: “Você acredita que ele está dando à Tesla a atenção que ela precisa?”

Musk e Trump

Além de contribuir com US$ 270 milhões para ajudar Trump e outros candidatos e causas republicanas, Musk passou semanas na campanha eleitoral durante o quarto trimestre para impulsionar o retorno de Trump à Casa Branca. Após a vitória de Trump, Musk passou considerável tempo longe da fábrica da Tesla, frequentando o resort Mar-a-Lago, na Flórida.

Uma das perguntas mais votadas entre os investidores questionava quanto tempo Musk pretende dedicar à Casa Branca e a atividades governamentais, em comparação com seu tempo e esforço voltados para a Tesla.

Musk e a Tesla não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Musk também se envolveu na política alemã, dando um forte apoio ao partido de extrema direita e anti-imigração Alternativa para a Alemanha (AfD) em dezembro, antes das eleições de fevereiro.

Segundo a empresa de pesquisa e consultoria Brand Finance, o valor da marca Tesla caiu 26% no ano passado, devido a fatores como a “antagonização” de Musk, a defasagem na linha de veículos elétricos da Tesla e outros aspectos.

Os pesquisadores concluíram que menos consumidores estariam dispostos a recomendar ou considerar a compra de um Tesla agora em comparação com anos anteriores.

Durante declarações públicas após a posse da semana passada, Musk usou repetidamente um gesto que foi interpretado por muitos historiadores e políticos como uma saudação nazista.

Ruth Ben-Ghiat, especialista em fascismo, descreveu o gesto como “uma saudação nazista e muito agressiva”, enquanto grupos neonazistas elogiaram Musk por sua atitude.

Um acionista perguntou no fórum Say: “Você vai se desculpar pelo mal-entendido ocorrido quando fez o gesto de agradecimento pelo apoio? Isso significaria muito para seus investidores e para o público americano. Desde já, obrigado, Elon!”

Em resposta às críticas, Musk afirmou que qualquer um que chamasse a saudação de gesto de ódio estaria promovendo uma “farsa”. No entanto, depois disso, ele fez trocadilhos com temas nazistas na plataforma X, o que levou a Liga Antidifamação a repreendê-lo, afirmando que “é inadequado e ofensivo banalizar” o Holocausto, descrito como um evento de “maldade singular”. Mais tarde, Musk apareceu por vídeo em um comício do AfD em Halle, na Alemanha.

Alguns investidores questionaram se a Tesla “perdeu vendas devido às atividades políticas de Elon”, como a empresa planeja “responder à agora infame saudação nazista de Musk” e como a Tesla “está lidando com os impactos negativos das opiniões e ações públicas de Elon”.

Mas a Tesla não tem obrigação de abordar nenhum desses temas na teleconferência de resultados. Antes da teleconferência do terceiro trimestre, em outubro, investidores já haviam levantado preocupações semelhantes sobre o envolvimento político de Musk, embora isso tenha ocorrido antes da vitória de Trump.

Naquela ocasião, Trump sequer foi mencionado na ligação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios