Investidores poderão usar títulos do Tesouro Direto como garantia em contratos de aluguel
Publicado 25/11/2024 • 12:55 | Atualizado há 4 meses
Apple sofre a maior queda em 5 anos com tarifas de Trump ameaçando a cadeia de suprimentos
OpenAI e Anthropic miram estudantes universitários com novos anúncios de IA para educação
Gigantes europeias querem alternativa ao Starlink nos próximos meses
Xiaomi bate recorde em março na corrida dos EVs na China
YouTube anuncia novos recursos para Shorts em meio a possível proibição do TikTok nos EUA
Publicado 25/11/2024 • 12:55 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
A B3, a Secretaria do Tesouro Nacional e o Banco Central do Brasil anunciaram, nesta segunda-feira (25), o lançamento do TD Garantia. O serviço permite que investidores pessoa física utilizem títulos públicos federais do Tesouro Direto como garantia em operações financeiras, incluindo contratos de aluguel de imóveis.
De acordo com a Bolsa, permitir a criação de ônus e gravames — o registro de um bem associado a um contrato — sobre títulos públicos visa fortalecer o mercado de crédito, proporcionando uma alternativa segura para diversas operações financeiras.
E o primeiro serviço do TD Garantia foi anunciado pela Loft, empresa especializada em soluções tecnológicas, financeiras e de dados para o setor imobiliário, e a corretora Warren, por meio do Loft/Garantia Investe.
O produto, segundo explicação das empresas, permitirá a utilização de títulos do Tesouro Direto como caução em contratos de aluguel, oferecendo uma alternativa à caução tradicional e ao título de capitalização.
“O Loft/Garantia Investe é a aplicação mais segura que alguém pode ter, porque estará investindo no Tesouro Nacional, com proteção do Banco Central e da B3”, disse Mate Pencz, fundador e CEO da Loft.
Para Pencz, a possibilidade de inquilinos poderem aplicar os recursos da caução do contrato de aluguel no Tesouro Direto tem potencial de atrair um novo público para esta modalidade de investimento, democratizando o acesso a investimentos mais rentáveis e modernos do que a poupança – investimento em que hoje fica depositado a caução tradicional.
Agora, os investidores terão a oportunidade de alugar imóveis utilizando os títulos do programa, realizar operações de crédito com o custo mais baixo e uma série de inovações que o mercado terá a oportunidade de explorar. “Já temos iniciativas no mercado imobiliário e esperamos outras aplicabilidades nos próximos meses”, disse o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
Ceron afirma ainda que “não há limites para o número de operações do mercado que podem ser impactadas, reduzindo os custos, com a utilização do TD Garantia”.
Segundo a empresa, os inquilinos interessados no Garantia Investe poderão contratar a caução lastreada no Tesouro Direto por meio das imobiliárias parceiras da Loft e pela integração tecnológica e conexão das imobiliárias de todo o país com os agentes que vão aplicar os recursos do inquilino em Tesouro Direto na B3.
Mais lidas
Maioria dos brasileiros quer comprar um veículo elétrico até 2029, aponta PwC
O que Trump diz que está tentando alcançar com as tarifas
Produtos dos EUA sofrerão tarifas reataliatórias da China a partir do dia 10
Do banco aos holofotes: como Vorcaro, CEO do Master, transforma imagem em influência
Inflação mais alta, mercados instáveis: o que esperar das políticas tarifárias de Trump, segundo economistas