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Publicado 06/02/2025 • 13:11
Sede da Eli Lilly nos Estados Unidos
Reprodução/Wikipedia
A Eli Lilly anunciou resultados mistos para o quarto trimestre, mesmo com a demanda pelos seus medicamentos para perda de peso, Zepbound, e para tratamento de diabetes, Mounjaro, apresentando forte crescimento.
Os lucros trimestrais superaram as estimativas de Wall Street, mas as vendas ficaram ligeiramente abaixo das expectativas, já que Mounjaro teve uma redução nos preços realizados. Zepbound e Mounjaro não atingiram as expectativas por dois trimestres consecutivos, com a empresa já apontando problemas relacionados à diminuição de estoques entre os distribuidores.
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A gigante farmacêutica também divulgou uma previsão de lucro para o ano fiscal de 2025 entre US$ 22,05 e US$ 23,55 por ação, em linha com o que os analistas esperavam. A Eli Lilly reafirmou sua projeção de vendas para o ano fiscal de 2025, entre US$ 58 bilhões e US$ 61 bilhões.
Esses números são consistentes com os resultados preliminares compartilhados pela Eli Lilly em janeiro, que desapontaram os investidores. A empresa havia reduzido sua previsão de receita para 2024, alegando que a demanda por seus medicamentos para perda de peso e diabetes não atenderia às expectativas elevadas.
Em um ponto notável, a Eli Lilly afirmou que planeja divulgar dados de estágios avançados de seu próximo medicamento contra obesidade, o retatrutide, ainda este ano, alguns meses antes do previsto. O retatrutide funciona de maneira diferente de outros tratamentos disponíveis no mercado, imitando três hormônios reguladores do apetite: GLP-1, GIP e glucagon.
Aqui estão os resultados do quarto trimestre divulgados pela Eli Lilly em comparação com as expectativas de Wall Street, com base em uma pesquisa de analistas da LSEG:
A empresa registrou uma receita de US$ 13,53 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O lucro líquido da gigante farmacêutica foi de US$ 4,41 bilhões, ou US$ 4,88 por ação, no quarto trimestre. Isso representa um aumento em comparação com o lucro de US$ 2,19 bilhões, ou US$ 2,42 por ação, registrado no ano anterior.
Excluindo itens extraordinários relacionados ao valor de ativos intangíveis e outros ajustes, a Eli Lilly registrou um lucro de US$ 5,32 por ação no quarto trimestre de 2024.
Mounjaro teve uma receita de US$ 3,53 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. Os analistas esperavam que o medicamento gerasse US$ 3,62 bilhões em vendas no trimestre, segundo a StreetAccount.
A Eli Lilly afirmou que o aumento reflete a forte demanda e o aumento da oferta de Mounjaro, mas foi parcialmente compensado por preços realizados mais baixos devido a “mudanças favoráveis” nas estimativas de descontos e reembolsos no quarto trimestre de 2023.
Enquanto isso, os resultados marcam o primeiro ano completo de Zepbound no mercado dos Estados Unidos. A injeção semanal gerou US$ 1,91 bilhão em vendas no quarto trimestre, abaixo dos US$ 1,98 bilhão previstos pelos analistas, de acordo com a StreetAccount.
No entanto, a demanda nos Estados Unidos ainda superou amplamente a oferta dos medicamentos incretinas da Eli Lilly, como Zepbound e Mounjaro, ao longo do último ano. Ambos os tratamentos imitam certos hormônios intestinais para reduzir o apetite e regular o açúcar no sangue.
A popularidade desses medicamentos injetáveis levou tanto a Eli Lilly quanto à sua rival Novo Nordisk a investir bilhões para aumentar a capacidade de fabricação de seus tratamentos.
Os esforços parecem estar dando frutos: a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos reafirmou em dezembro sua decisão de declarar que a escassez de tirzepatide – o ingrediente ativo de Zepbound e Mounjaro – havia acabado.
A Eli Lilly estimou na quinta-feira que produzirá pelo menos 1,6 vezes a quantidade de doses de incretinas na primeira metade de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
As vendas dos medicamentos mais antigos da Eli Lilly para diabetes superaram as estimativas no quarto trimestre. Jardiance gerou US$ 1,20 bilhão em receita no período, um aumento de 50% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Os analistas esperavam vendas de US$ 901,5 milhões, de acordo com estimativas compiladas pela StreetAccount.
Esse crescimento inclui um benefício extraordinário de US$ 300 milhões devido a uma alteração na colaboração da Eli Lilly com seu parceiro Jardiance, Boehringer Ingelheim.
Os resultados também marcam o início de um ano crucial para a Eli Lilly, que deve divulgar dados de ensaios clínicos de seu medicamento experimental para obesidade, orforglipron. Esses resultados são esperados para o meio do ano.
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