CNBC

CNBC Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam

Empresas & Negócios

“Marcas fortes geram tradição”, afirma diretor da Brand Finance sobre ranking das mais valiosas do Brasil

Publicado 11/06/2025 • 15:34 | Atualizado há 2 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Brand Finance divulgou o ranking das marcas mais valiosas do Brasil para 2024-2025. O levantamento aponta o Nubank como o grande destaque do ano, com um crescimento de 195% no valor de marca, alcançando a quarta posição no ranking nacional.
  • O ranking continua liderado pelo Itaú, seguido por Banco do Brasil, Bradesco, Nubank e Caixa. Além do setor financeiro, outras empresas se destacaram, como Petrobras, Localiza, Vale, Vivo e Sadia.

A Brand Finance divulgou o ranking das marcas mais valiosas do Brasil para 2024-2025. O levantamento aponta o Nubank como o grande destaque do ano, com um crescimento de 195% no valor de marca, alcançando a quarta posição no ranking nacional.

“Me perguntaram um dia se a tradição gera marcas fortes. A minha resposta foi: marcas fortes geram tradição”, afirmou Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance e head da operação no Brasil, durante entrevista ao Money Times Brasil, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

O ranking continua liderado pelo Itaú, seguido por Banco do Brasil, Bradesco, Nubank e Caixa. Além do setor financeiro, outras empresas se destacaram, como Petrobras, Localiza, Vale, Vivo e Sadia.

Novas marcas no ranking

Segundo Chaves, duas marcas ingressaram no ranking este ano. A primeira é a Sem Parar, do setor de mobilidade e serviços comerciais. A segunda é a Sol de Janeiro, marca de cosméticos fundada por uma brasileira, mas de origem americana, e que alcançou projeção internacional.

“A Sol de Janeiro é campeã de vendas nas redes Sephora e apresentou alta percepção e boa reputação internacional, além de volume de vendas relevante”, disse.

Leia também:

Nubank anuncia Youssef Lahrech como advisor; David Vélez assume funções de presidente e COO

Itaú lança agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa

“Vamos entregar lucros maiores a cada trimestre”, diz André Carvalho, diretor do Bradesco

Como é feito o cálculo do valor de marca

O executivo explicou que a avaliação da Brand Finance segue critérios normalizados, certificados por ISO. O processo começa com uma pesquisa de mercado, que mede conhecimento de marca, familiaridade, reputação e lealdade. Também são avaliados aspectos de sustentabilidade, responsabilidade social e governança.

A pesquisa é combinada a indicadores financeiros, como crescimento de receita e margem de contribuição. “Criamos um mapa de diversos pontos de contato que a marca tem com o consumidor. É a partir desses dados que mensuramos a fortaleza da marca”, relatou.

Ao final, a metodologia cruza os dados de percepção de marca com as informações financeiras publicadas, projetando fluxos de receita e trazendo-os a valor presente, similar ao valuation tradicional de empresas.

Correios e Vale permanecem no ranking

Questionado sobre o desempenho de marcas tradicionais, Chaves destacou que a Vale, mesmo operando no setor de commodities, mantém-se entre as dez mais valiosas devido à elevada geração de receita. Os Correios também apresentaram fortalecimento no último levantamento, apesar de questões recentes. “Nossa pesquisa de mercado é feita no final do ano. Os movimentos mais próximos só devem ser captados na próxima rodada”, esclareceu.

Para o executivo, marcas fortes têm papel estratégico além do valor financeiro. “Elas atraem mais talentos, investidores e consumidores. E tendem a crescer acima da média do mercado”, concluiu.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios