CNBC
Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da Amazon, sobe ao palco durante o DealBook Summit anual do The New York Times, no Jazz at Lincoln Center, na cidade de Nova York, em 4 de dezembro de 2024.

CNBCJeff Bezos vê “bolha industrial” na IA, mas aposta em benefícios “gigantescos” para a sociedade

Empresas & Negócios

Mulheres já são maioria entre os empreendedores no Brasil; independência financeira é a principal motivação para abrir um negócio

Publicado 05/10/2025 • 18:18 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O empreendedorismo segue em expansão no Brasil e mostra mudanças significativas no perfil de quem cria e administra negócios próprios.
  • Segundo uma pesquisa realizada pela Loggi em parceria com a Opinion Box, mulheres já representam 51% dos empreendedores, evidenciando o protagonismo feminino nos negócios.

Unsplash

O empreendedorismo segue em expansão no Brasil e apresenta mudanças significativas no perfil de quem cria e administra negócios próprios. Segundo pesquisa realizada pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, as mulheres já representam 51% dos empreendedores, evidenciando o protagonismo feminino na condução de empresas e novos projetos.

O estudo aponta que a busca por independência financeira é o principal motivo para abrir um negócio, citada por 39% dos entrevistados. Em seguida aparecem o desejo de realizar sonhos pessoais (27%) e a identificação de oportunidades de mercado (24%). Apenas 9% afirmaram que começaram a empreender para complementar a renda.

A pesquisa também revela que 36% dos empreendedores ainda não têm o negócio como principal fonte de renda. Entre os entrevistados, 31% são empresários, 58% trabalham sob regime CLT e 27% atuam como prestadores de serviços por meio de pessoa jurídica.

Leia mais:
Política monetária: por que empreendedores e gestores devem ficar atentos às decisões do Banco Central
“O marketplace foi crucial para chegarmos a novos mercados”, diz empreendedora
“Sinônimo de empreendedor é solução”, afirma Luiza Trajano durante evento em São Paulo

A escolaridade é alta: 61% possuem ensino superior completo ou pós-graduação. Mais da metade dos empreendedores tem acima de 40 anos, o que reflete, segundo o levantamento, maior experiência e maturidade na gestão de negócios.

Cerca de 45% dos entrevistados atuam no mercado há mais de cinco anos. Em relação ao faturamento, 40% das pequenas e médias empresas (PMEs) registram receita mensal entre R$ 10 mil e R$ 50 mil, enquanto 9% ultrapassam R$ 100 mil por mês — um indicativo da relevância econômica do segmento.

A pesquisa também mostra amplitude geográfica e digital das operações: 42% vendem para todo o país, 33% atuam localmente, 18% em regiões específicas e 6% têm alcance nacional e internacional.

Os empreendedores estão cada vez mais conectados a plataformas digitais. As redes sociais lideram como principal fonte de informação e aprendizado: Instagram (60%), YouTube (50%) e Facebook (36%), seguidos por podcasts (24%) e televisão (21%). Um terço (34%) busca conteúdo especializado com influenciadores do setor.

A diversidade regional também se destaca. No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro concentram 21% dos empreendedores cada, seguidos por Minas Gerais (15%). O Nordeste representa 18%, o Centro-Oeste 12%, e as regiões Sul e Norte 9% cada.

De acordo com o levantamento, intitulado “Rota do E-commerce”, o estudo ouviu, entre abril e maio de 2025, mais de 100 empreendedores de comércio eletrônico em todo o país — todos com ao menos 30 envios de produtos por mês.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;