CNBC Musk vai retirar oferta se OpenAI continuar sem fins lucrativos, dizem advogados

Empresas & Negócios

Musk vai retirar oferta se OpenAI continuar sem fins lucrativos, dizem advogados

Publicado qui, 13 fev 2025 • 10:39 AM GMT-0300 | Atualizado há 4 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Musk e um consórcio de investidores anteriormente lançaram uma oferta para adquirir a parte não lucrativa da OpenAI por $97,4 bilhões.
  • O CEO da OpenAI, Sam Altman, rejeitou a oferta, dizendo à CNBC que a ação é apenas uma tentativa de Musk de "atrasar um concorrente".
  • A OpenAI foi inicialmente fundada como uma organização sem fins lucrativos em 2015, e depois convertida para um modelo de "lucro limitado" em 2019.

Reuters

Elon Musk retirará sua oferta de $97,4 bilhões pela parte não lucrativa da OpenAI se a criadora do ChatGPT parar de converter sua organização em uma entidade com fins lucrativos, de acordo com um registro judicial.

“Se o Conselho da OpenAI, Inc. estiver disposto a preservar a missão da instituição de caridade e concordar em retirar a placa de ‘à venda’ de seus ativos, interrompendo sua conversão, Musk retirará a oferta”, dizia o registro, que foi apresentado na quarta-feira ao Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia.

“Caso contrário, a instituição de caridade deverá ser compensada pelo valor que um comprador independente pagará por seus ativos”, acrescentou.

Na última segunda-feira (10), Musk, junto com sua empresa de inteligência artificial xAI e um consórcio de investidores, fez uma oferta para adquirir a parte não lucrativa da OpenAI por $97,4 bilhões, acusando a empresa e seu CEO Sam Altman de abandonar sua missão original de desenvolver IA para o bem e de buscar lucros em vez disso.

Altman rejeitou a oferta, dizendo à CNBC que a ação é apenas uma tentativa de Musk de “atrasar um concorrente”.

A OpenAI foi inicialmente fundada como uma organização sem fins lucrativos em 2015 e posteriormente convertida para um modelo de “lucro limitado” em 2019. Musk ajudou a lançar a empresa de pesquisa em IA, à qual ele diz ter doado $50 milhões.

Desde sua saída do conselho da empresa em 2018, o fundador da Tesla e SpaceX tem expressado frustração com a mudança da OpenAI para uma empresa com fins lucrativos. Musk reiterou essas preocupações nesta quinta-feira (13), falando para o público por videoconferência na Cúpula Mundial de Governos em Dubai.

Questionado pelo Ministro de IA dos Emirados Árabes Unidos, Omar al Olama, se uma empresa como a OpenAI poderia realmente crescer como uma organização sem fins lucrativos, Musk respondeu:

“Eu acho que a evidência estava lá, já que a OpenAI chegou até aqui enquanto tinha pelo menos um papel duplo de lucro e sem fins lucrativos. O que eles estão tentando fazer agora é deletar completamente o sem fins lucrativos. E isso parece realmente estar indo longe demais.”

“Eu forneci todo o financiamento para a OpenAI, os primeiros quase $50 milhões, de graça, como uma organização sem fins lucrativos, e deveria ser código aberto”, disse Musk.

“Então, você sabe, acho que isso é análogo a, por exemplo… se você encontra uma organização sem fins lucrativos para preservar a floresta amazônica, mas então… em vez disso, ela se torna uma empresa de madeireiras e corta as árvores para vender a madeira.” Ele acrescentou que a OpenAI agora deveria mudar seu nome para “IA de lucro máximo” ou “fechado para lucro voraz”.

A CNBC entrou em contato com a OpenAI para comentar. Altman, em dezembro, disse que sua empresa decidiu mudar para uma estrutura de lucro limitado em parte porque Musk parou de financiá-la, enquanto os apoiadores da conversão da OpenAI para uma corporação de benefício público totalmente com fins lucrativos — o que pode levar dois anos — dizem que isso permitirá melhor crescimento e tornará a empresa mais atraente para investidores.

Questionado na terça-feira o quão seriamente ele está levando a oferta de Musk, Altman, que já havia recusado a proposta em um post no X, respondeu: “Não particularmente.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios