Nestlé eleva investimento em cafés no Brasil para R$ 1,5 bilhão até 2028
Publicado 23/05/2025 • 13:30 | Atualizado há 7 horas
BYD supera Tesla em vendas de carros elétricos na Europa, apesar de tarifas da UE, diz relatório
Millennials e Geração Z querem liderar diferente; cofundadora da Run For Something explica como
Por que ameaça de tarifas sobre o iPhone pode não ser suficiente para trazer a produção para os EUA
Ações europeias caem após Trump ameaçar impor tarifas de 50% à União Europeia
Apple aumenta valores de troca de iPhones na China para estimular demanda
Publicado 23/05/2025 • 13:30 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
Divulgação/Nestlé
A Nestlé anunciou nesta sexta-feira (23) um novo investimento de R$ 500 milhões no mercado de cafés no Brasil, que será aplicado até 2028. O valor se soma ao montante de R$ 1 bilhão já anunciado em 2024, totalizando R$ 1,5 bilhão em quatro anos.
Segundo a companhia, o foco está na ampliação da capacidade produtiva, na inovação de produtos e na consolidação da presença da marca em diferentes canais de consumo.
Parte relevante do aporte será direcionada à fábrica de Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros (MG), reconhecida como a primeira planta da Nestlé com certificação Triplo Zero — que opera sem captação de água da natureza, não envia resíduos para aterros e neutraliza suas emissões líquidas de gases de efeito estufa.
Leia também:
Nestlé anuncia novo presidente para operações nas Américas
Com foco em desenvolver novas combinações de ingredientes e lançar sabores localmente, a unidade permite à Nestlé acompanhar de perto as preferências dos consumidores brasileiros. Desde 2020, todos os lançamentos da linha Nescafé são desenvolvidos no país.
“Estamos constantemente investindo em inovação para responder a um consumidor que busca variedade, conveniência e qualidade. Esse novo ciclo de investimentos amplia nossa capacidade de criar soluções que reflitam a diversidade de gostos e momentos de consumo do brasileiro”, disse Valéria Pardal, diretora-executiva de Cafés da Nestlé Brasil, em comunicado enviado à imprensa.
Outro ponto estratégico do investimento é o consumo fora do lar. A empresa prevê modernizar e expandir o parque de máquinas da Nestlé Professional, braço da companhia voltado ao food service, que já é o maior da marca globalmente, com mais de 26,5 mil unidades instaladas em padarias, escritórios, cafeterias e lojas de conveniência pelo país.
Hoje, essas máquinas servem cerca de 700 mil xícaras de café por dia fora do ambiente doméstico. A meta, segundo a empresa, é aumentar o volume em 30% até 2026, o que levaria a companhia a ultrapassar a marca de 250 milhões de doses por ano.
“Estamos vivendo uma transformação na forma como o brasileiro consome café. Há uma valorização crescente da qualidade, do prazer e da conveniência — seja no trabalho, em cafeterias ou em casa. Nossas soluções refletem essa mudança e ampliam o alcance da marca com experiências únicas e personalizadas”, afirma José Argolo, diretor-executivo de Nestlé Professional.
A Nestlé também aposta em pesquisas de comportamento para antecipar tendências. A empresa identificou, por exemplo, que a Geração Z consome 50% mais cafés gelados do que a média da população. Entre os principais motivos para o consumo da bebida estão prazer emocional (49%), estímulo físico ou mental (33%) e autocuidado (13%).
“Esse olhar atento nos ajuda a inovar com propósito, criando bebidas que se
conectam com diferentes estilos de vida e que acompanham as transformações do mercado de forma relevante e consistente”, reforça Valéria.
Além da atuação industrial e comercial, a Nestlé mantém iniciativas voltadas ao campo. Pelo programa “Cultivado com Respeito” (NESCAFÉ Plan), a empresa apoia mais de 2.200 famílias produtoras no país. Todas adotam ao menos uma prática de agricultura regenerativa, e as propriedades apresentam produtividade média 60% superior à nacional.
Segundo a empresa, os produtores também recebem bonificações pelo fornecimento de café sustentável de alta qualidade. Para fortalecer essa relação, a Nestlé lançou recentemente a campanha “Nescafé Fazedores”, que celebra jovens produtores em embalagens especiais e ações de mídia.
“O futuro do café depende das escolhas que fazemos hoje no campo. Apostamos em uma cadeia mais justa e sustentável, valorizando o trabalho das famílias brasileiras”, conclui Valéria.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Haddad diz que "não há problema em recalcular a rota" após revogar parcialmente alta do IOF
Após reação negativa do mercado, governo revoga parcialmente o aumento do IOF
Assembleia da JBS aprova dupla listagem de ações nos EUA e Brasil
'Brasil precisa de capacidade de oferta, não de restrições', diz especialista sobre crise nos portos
Fotógrafo Sebastião Salgado morre aos 81 anos