Logotipo da BYD.

CNBC BYD supera Tesla em vendas de carros elétricos na Europa, apesar de tarifas da UE, diz relatório

Empresas & Negócios

Nestlé eleva investimento em cafés no Brasil para R$ 1,5 bilhão até 2028

Publicado 23/05/2025 • 13:30 | Atualizado há 7 horas

Naty Falla, do Times Brasil

KEY POINTS

  • A Nestlé anunciou nesta sexta-feira (23) um novo investimento de R$ 500 milhões no mercado de cafés no Brasil, que será aplicado até 2028.
  • O valor se soma ao montante de R$ 1 bilhão já anunciado em 2024, totalizando R$ 1,5 bilhão em quatro anos.
  • Segundo a companhia, o foco está na ampliação da capacidade produtiva, na inovação de produtos e na consolidação da presença da marca em diferentes canais de consumo.

Divulgação/Nestlé

A Nestlé anunciou nesta sexta-feira (23) um novo investimento de R$ 500 milhões no mercado de cafés no Brasil, que será aplicado até 2028. O valor se soma ao montante de R$ 1 bilhão já anunciado em 2024, totalizando R$ 1,5 bilhão em quatro anos.

Segundo a companhia, o foco está na ampliação da capacidade produtiva, na inovação de produtos e na consolidação da presença da marca em diferentes canais de consumo.

Parte relevante do aporte será direcionada à fábrica de Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros (MG), reconhecida como a primeira planta da Nestlé com certificação Triplo Zero — que opera sem captação de água da natureza, não envia resíduos para aterros e neutraliza suas emissões líquidas de gases de efeito estufa.

Leia também:

Nestlé anuncia novo presidente para operações nas Américas

Com foco em desenvolver novas combinações de ingredientes e lançar sabores localmente, a unidade permite à Nestlé acompanhar de perto as preferências dos consumidores brasileiros. Desde 2020, todos os lançamentos da linha Nescafé são desenvolvidos no país.

“Estamos constantemente investindo em inovação para responder a um consumidor que busca variedade, conveniência e qualidade. Esse novo ciclo de investimentos amplia nossa capacidade de criar soluções que reflitam a diversidade de gostos e momentos de consumo do brasileiro”, disse Valéria Pardal, diretora-executiva de Cafés da Nestlé Brasil, em comunicado enviado à imprensa.

Expansão no consumo fora do lar

Outro ponto estratégico do investimento é o consumo fora do lar. A empresa prevê modernizar e expandir o parque de máquinas da Nestlé Professional, braço da companhia voltado ao food service, que já é o maior da marca globalmente, com mais de 26,5 mil unidades instaladas em padarias, escritórios, cafeterias e lojas de conveniência pelo país.

Hoje, essas máquinas servem cerca de 700 mil xícaras de café por dia fora do ambiente doméstico. A meta, segundo a empresa, é aumentar o volume em 30% até 2026, o que levaria a companhia a ultrapassar a marca de 250 milhões de doses por ano.

“Estamos vivendo uma transformação na forma como o brasileiro consome café. Há uma valorização crescente da qualidade, do prazer e da conveniência — seja no trabalho, em cafeterias ou em casa. Nossas soluções refletem essa mudança e ampliam o alcance da marca com experiências únicas e personalizadas”, afirma José Argolo, diretor-executivo de Nestlé Professional.

Geração Z e novos hábitos de consumo

A Nestlé também aposta em pesquisas de comportamento para antecipar tendências. A empresa identificou, por exemplo, que a Geração Z consome 50% mais cafés gelados do que a média da população. Entre os principais motivos para o consumo da bebida estão prazer emocional (49%), estímulo físico ou mental (33%) e autocuidado (13%).

“Esse olhar atento nos ajuda a inovar com propósito, criando bebidas que se
conectam com diferentes estilos de vida e que acompanham as transformações do mercado de forma relevante e consistente”, reforça Valéria.

Sustentabilidade

Além da atuação industrial e comercial, a Nestlé mantém iniciativas voltadas ao campo. Pelo programa “Cultivado com Respeito” (NESCAFÉ Plan), a empresa apoia mais de 2.200 famílias produtoras no país. Todas adotam ao menos uma prática de agricultura regenerativa, e as propriedades apresentam produtividade média 60% superior à nacional.

Segundo a empresa, os produtores também recebem bonificações pelo fornecimento de café sustentável de alta qualidade. Para fortalecer essa relação, a Nestlé lançou recentemente a campanha “Nescafé Fazedores”, que celebra jovens produtores em embalagens especiais e ações de mídia.

“O futuro do café depende das escolhas que fazemos hoje no campo. Apostamos em uma cadeia mais justa e sustentável, valorizando o trabalho das famílias brasileiras”, conclui Valéria.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios