Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lucro da Nestlé cai 10% no 1º semestre, e ação despenca com projeção de vendas fracas
Publicado 24/07/2025 • 10:26 | Atualizado há 3 meses
ALERTA DE MERCADO:
Dólar recua a R$ 5,37 e Ibovespa tem alta com mercados externos
Amazon planeja cortar até 30 mil empregos corporativos
Tesla pode perder Musk se pacote de pagamento de US$ 1 trilhão não for aprovado, diz presidente do conselho
Barras e moedas ofuscam joias enquanto indianos gastam até US$ 11 bilhões em ouro neste Diwali
Ações de terras raras despencam com expectativa de que China adie controles de exportação, diz governo dos EUA
Saiba 4 características que ajudam pessoas bem-sucedidas a atingir seus objetivos
Publicado 24/07/2025 • 10:26 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A Nestlé reportou um lucro líquido de 5,065 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 6,38 bilhões) no primeiro semestre de 2025, resultado 10,3% inferior ao obtido no mesmo período do ano passado.
Os números foram conformes ao esperado pelos analistas, mas a combinação de receita abaixo do potencial e pressões cambiais levou as ações da companhia a recuarem 5,18% na bolsa da Suíça nesta quinta-feira (24), por volta das 10h10 (horário de Brasília).
As vendas totais somaram 44,29 bilhões de francos suíços (US$ 55,7 bilhões), recuo de 1,8% na base anual, em linha com o consenso de mercado. Segundo a empresa, o desempenho foi fortemente impactado pela valorização do franco suíço, que reduziu em 4,7% o valor das receitas globais.
O crescimento orgânico da Nestlé no semestre foi de 2,9%, sustentado por reajustes médios de preços de 2,7%, especialmente em categorias como café e confeitaria, que enfrentaram alta expressiva de custos com insumos. Já o Crescimento Interno Real (RIG), indicador que mede a variação no volume de vendas, ficou em apenas 0,2%, refletindo fraqueza na demanda e reação dos consumidores aos aumentos.
Na conferência com analistas, o CEO Laurent Freixe afirmou que ainda pode haver novos aumentos de preços em resposta à inflação de insumos, como cacau e café, embora “a maior parte já tenha sido repassada ao consumidor”.
Por categoria, o destaque foi o crescimento em confeitaria (+10,6% em preços) e café (+6%), com efeito limitado na elasticidade da demanda em café, mas queda de volume mais evidente em doces. Segmentos como PetCare e águas apresentaram crescimento modesto, enquanto o de alimentos registrou queda.
Apesar do semestre desafiador, a Nestlé manteve suas projeções para 2025, com expectativa de aceleração do crescimento orgânico e margem UTOP (lucro operacional subjacente) de 16% ou mais.
A empresa também informou que poderá vender marcas da divisão de vitaminas e suplementos, incluindo a Nature’s Bounty, adquirida em 2021 por US$ 5,75 bilhões. A medida faz parte de uma revisão de portfólio para eliminar marcas de baixo desempenho.
Por fim, a Nestlé destacou que 90% dos produtos que comercializa nos EUA são produzidos localmente, em meio ao cenário de tarifas e realocação de cadeias produtivas.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA — O escândalo Ambipar: o sumiço de R$ 4,7 bilhões do caixa e a suspeita de megafraude
2
MBRF assina contrato de joint venture com fundo soberano da Arábia Saudita
3
Tesla pode perder Musk se pacote de pagamento de US$ 1 trilhão não for aprovado, diz presidente do conselho
4
Mauricio de Sousa, 90 anos: dos quadrinhos a um negócio que fatura bilhões por ano
5
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo