Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Novo Nordisk convoca assembleia extraordinária após renúncia em massa no conselho e disputa com acionista controlador
Publicado 21/10/2025 • 16:12 | Atualizado há 3 horas
Warner Bros. Discovery avalia venda e amplia revisão estratégica; ações sobem 8%
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Novo Nordisk convoca assembleia extraordinária após renúncia em massa no conselho e disputa com acionista controlador
Funcionários do Tesouro dos EUA são proibidos de gravarem demolição do salão de baile da Casa Branca
Zuckerberg, Mosseri e Spiegel são convocados a depor em julgamento sobre segurança infantil nas redes sociais
Publicado 21/10/2025 • 16:12 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
SERGEI GAPON/AFP
Novo Nordisk convoca assembleia extraordinária para 14 de novembro após renúncia em massa no conselho e disputa com a Fundação controladora.
A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou nesta terça-feira (21) a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para o dia 14 de novembro, após a renúncia de vários membros de seu conselho de administração em meio a um impasse com a Fundação Novo Nordisk, acionista controladora da empresa. O encontro será realizado de forma totalmente virtual e deverá eleger novos integrantes para o colegiado.
Leia mais:
Novo Nordisk adquire Akero Therapeutics por até US$ 5,2 bi
Novo Nordisk corta vagas na linha de produção de fábrica nos EUA, diz agência
De acordo com comunicado da companhia, o atual presidente do conselho, Helge Lund, o vice-presidente Henrik Poulsen e os conselheiros independentes Laurence Debroux, Andreas Fibig, Sylvie Grégoire, Christina Law e Martin Mackay não concorrerão à reeleição. As saídas ocorrem após um desacordo entre os diretores e a Fundação Novo Nordisk sobre a composição e o ritmo de renovação do conselho.
“O Conselho propôs uma renovação voltada para a adição de competências específicas, mantendo ao mesmo tempo a continuidade, enquanto o Conselho da Fundação desejava uma reconfiguração mais ampla”, afirmou Helge Lund.
A fundação sugeriu que seu atual presidente, Lars Rebien Sørensen, ex-CEO da companhia, assuma também a presidência do conselho de administração. Sørensen, que havia ingressado como observador em maio, aos 71 anos, se colocou como candidato ao cargo e destacou que sua prioridade será apoiar os planos de transformação da empresa e retomar o crescimento.
Segundo Sørensen, não há divergências quanto à estratégia corporativa, mas a fundação entende que o conselho precisa agir com maior rapidez, especialmente diante das mudanças no mercado norte-americano. Um dos pontos de atrito foi a sucessão do CEO: enquanto a fundação defendia uma nomeação imediata, o conselho preferia um processo mais amplo de seleção.
Com a saída de Lars Fruergaard Jørgensen do comando executivo em maio, Mike Doustdar assumiu como novo CEO, prometendo reposicionar a empresa após um período de desaceleração. Parte dessa reestruturação inclui o corte de cerca de 11,5% da força de trabalho global e o redirecionamento de investimentos para os segmentos de diabetes e obesidade — principais frentes de atuação da Novo Nordisk.
Enquanto alguns diretores deixam a companhia, outros permanecem, como Kasim Kutay e os representantes eleitos pelos funcionários — Elisabeth Dahl Christensen, Liselotte Hyveled, Mette Bøjer Jensen e Thomas Rantzau. A Fundação Novo Nordisk propôs ainda a nomeação de Cees de Jong como vice-presidente, além de Britt Meelby Jensen, Mikael Dolsten e Stephan Engels como novos membros do conselho.
A Assembleia Geral Extraordinária será virtual, com participação e votação remotas via aplicativo. A Novo Nordisk recomenda que os acionistas exerçam seus direitos por meio de procurações ou votos enviados antecipadamente. A reunião será transmitida ao vivo pelo site da empresa.
A instabilidade na governança ocorre em um momento de pressão competitiva no mercado global de medicamentos para obesidade, no qual a Novo Nordisk é líder, mas enfrenta crescente concorrência. As ações B da empresa, listadas na Bolsa de Copenhague, encerraram o pregão de terça-feira com queda de 1,3%.
Fundada em 1923 e sediada na Dinamarca, a Novo Nordisk empregava cerca de 78.400 pessoas em 80 países em agosto de 2025 e comercializa seus produtos em aproximadamente 170 nações. Suas ações estão listadas na Nasdaq Copenhagen e seus ADRs são negociados na Bolsa de Nova York.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Shopee investe em logística no Brasil para atender aumento de vendas em novembro, mês de grandes promoções
Pane na AWS revela risco sistêmico da concentração tecnológica mundial
Itaú obtém aval da Aneel para gerar sua própria energia com termelétrica a óleo diesel em São Paulo