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Do energético ao streaming: saiba quais são as marcas favoritas da Geração Z

Publicado 19/02/2025 • 11:01 | Atualizado há 1 mês

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Levantamento traça o perfil comportamental e as preferências dos jovens da Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010.
  • Os jovens podiam escolher várias respostas numa mesma categoria de consumo e alguns produtos se destacaram pela preferência absoluta.
  • A bebida energética Red Bull obteve 100% das respostas, seguida de perto pelo serviço de streaming Netflix, com 99,8% da preferência, e do tênis Nike (95,9%).
Red Bull.

Red Bull.

Pixabay.

A Forma Turismo, operadora de turismo estudantil, fez um levantamento traçando o perfil comportamental e as preferências dos jovens da Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010.

Segundo a companhia, essa geração valoriza marcas que estão atentas ao seu impacto na sociedade, além de realizarem ações que reforçam valores ligados à sustentabilidade, inclusão e responsabilidade social, e tende a priorizar empresas que mantêm uma comunicação aberta e transparente.

O levantamento teve o objetivo estratégico de mapear o perfil do público-alvo e consumidor dos produtos e serviços da Forma Turismo e mostrou que a maioria dos adolescentes de 16 a 19 anos são consumidores da Netflix, Nike e Red Bull.

Na pesquisa “Hábitos de Consumo e Desejos da Geração Z — 2024”, a bebida energética Red Bull foi a única que obteve 100% das respostas, seguida de perto pelo serviço de streaming Netflix, com 99,8% da preferência, e do tênis Nike (95,9%).

O levantamento possibilitava várias respostas em uma mesma categoria de consumo, mas alguns produtos se destacaram pela preferência absoluta, destaca Gustavo Bueno, diretor de marketing e comunicação do Grupo Forma Turismo. “Fica muito claro, em alguns casos, que há forte tendência para uma marca específica.”

Outras marcas preferenciais da Geração Z são Instagram (89,9%), Spotify (87,8%), McDonald’s (84,6%), Coca-Cola (76,1%) e Apple (72,3%).

Para a empresa, o relacionamento das marcas com um público tão jovem é estratégico, pois nessa fase estão construindo experiências de marca e consolidando preferências de consumo.

“Os nascidos entre 1997 e 2012 (Geração Z) já são 30 milhões no Brasil. Em 2030, a Geração Z vai ultrapassar as anteriores em poder de compra e será a maioria, com 49% de participação”.

Por meio de pesquisas de comportamento, a Forma Turismo busca entender o que os jovens estão consumindo e como isso pode ser transformado em experiências melhores de viagens e lazer, destaca o executivo.

“Entender as preferências do seu público-alvo faz com que você seja mais assertivo nas ações.”

A pesquisa

O levantamento ouviu 4.728 adolescentes de 16 a 19 anos, realizado entre os dias 20 e 23 de fevereiro de 2024.

O estudo traz 16 categorias de produtos e revela que as marcas mais consumidas são as tradicionais, embora haja espaço para novidades, como produtos de blogueiras e influencers.

Para Bueno, os jovens valorizam muito a experiência própria de consumo e as opiniões de amigos.

“Isso conta mais do que a longevidade da marca. E ganham ainda mais preferência aquelas que estão presentes no dia a dia deles, seja no mundo digital, principalmente marcas que se associam a algum influenciador relevante para eles, ou no mundo real, como as que proporcionam experiências.”

As categorias

Mídia e Celular

  • Redes sociais: Instagram (89,9%), TikTok (74,2%) e X (42,8%);
  • Streaming: Netflix (99,8%), Prime Video (56,7%), HBO Max (43,3%), Disney+ (34,8%), Star+ (18,4%) e Globoplay (13,9%);
  • Celular: Apple (72,3%), Samsung (20,3%), Xiaomi (4,1%) e Motorola (3,3%);
  • Music players: Spotify (87,8%), YouTube (4,1%), Apple Music (2,8%), Deezer (2,7%) e Amazon Music (1,2%).

Vestuário e Moda

  • Tênis: Nike (95,9%), Adidas (71,6%), Vans (56,5%), Converse (18,3%), Puma (16,3%), Vert (8,7%), Fila (7,7%) e Asics (6,8%);
  • Roupa: Nike (54,7%), Adidas (36,3%), Renner (33%), Zara (26,8%), Vans (21,2%), Youcom (20,4%), C&A (18,2%) e Riachuelo (16,1%);
  • Maquiagem: Bruna Tavares (42,1%), O Boticário (39,5%), Mari Maria Makeup (32%), Ruby Rose (28,4%), Eudora (23,1%), Fran by FR (22%), Océane (18,9%) e Natura (18,3%).

Alimentos e Bebidas

  • Fast food: McDonald’s (84,6%), Burger King (52%), Subway (26,7%) e Madero (26,1%), Starbucks (17,7%), Spoleto (16,6%), Jerônimo (14,3%) e Pizza Hut (14,1%);
  • Bebidas: Coca-Cola (76,1%), Guaraná (45%), H2OH! (33,2%), Del Valle (28,1%), Gatorade (19,3%), Schweppes (16,7%), Sprite (16,6%) e Pepsi (14,9%);
  • Energéticos: Red Bull (100%), Monster (72,1%) e Bali (57,4%);
  • Chocolates: Cacau Show (46,4%), Nestlé (35,9%) e Lacta (29,6%).

Outros

  • Bancos: Banco do Brasil (14,5%), Inter (14,4%) e Itaú (13,9%);
  • Esportes mais praticados: Vôlei de quadra (55,2%) e Futebol (52,8%);
  • Carros mais desejados: Jeep (17,8%), Toyota (11,8%) e Honda (9,2%).

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