CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Empresas & Negócios

Rússia lança ataque de Natal contra infraestrutura de energia da Ucrânia

Publicado 25/12/2024 • 10:27 | Atualizado há 8 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Rússia realizou um novo ataque ao setor energético da Ucrânia nesta quarta-feira (25), lançando mais de 70 mísseis e drones, que resultaram em danos graves às instalações e cortes emergenciais de eletricidade.
  • Apesar de as forças ucranianas terem interceptado cerca de 50 mísseis, a ofensiva feriu pelo menos seis pessoas na região de Kharkiv e intensificou os apagões no país.
  • Este foi o 13º ataque ao sistema energético ucraniano neste ano, afetando quase metade da capacidade de geração e agravando a crise energética no país.
Rússia Ucrânia

Rússia Ucrânia

Foto: REUTERS/Sofiia Gatilova

A Rússia atacou alvos ligados à infraestrutura de energia da Ucrânia nesta quarta-feira (25) com mais de 70 mísseis e drones, de acordo com o presidente Volodymyr Zelensky.

Segundo o mandatário, as forças armadas da Ucrânia abateram ao menos 50 mísseis e um número significativo de drones, apesar do impacto sobre o sistema energético

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas em um ataque na região de Kharkiv, segundo o governador Oleh Syniehubov.

O ministro da Energia da Ucrânia, German Galushchenko, afirmou no Facebook que a Rússia “está atacando o setor de energia” e que o operador do sistema de transmissão impôs restrições no fornecimento de eletricidade para minimizar o impacto. 

Neste ano, a Rússia intensificou os ataques ao setor energético ucraniano e conseguiu atingir quase metade da capacidade de geração –como consequência, a Ucrânia sofreu com apagões que chegaram a durar horas. 

A maior empresa privada de energia da Ucrânia, a DTEK, informou que suas instalações de geração foram atacadas e que os equipamentos  sofreram “danos graves”. 

A DTEK publicou um comunicado no qual afirmou que esse foi o 13º ataque no ano ao setor de energia, e o 10º contra a empresa.

Em um outro ataque, ocorrido em 17 de novembro, a Rússia lançou 120 mísseis e 90 drones, matando pelo menos sete pessoas e causando graves danos ao sistema elétrico. 

Na ocasião, a DTEK implementou cortes emergenciais de energia de até oito horas em grande parte do território ucraniano. 

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios