Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Samsung espera que os lucros do 2º trimestre caiam mais da metade, enquanto luta para capturar a demanda por IA
Publicado 08/07/2025 • 06:50 | Atualizado há 4 horas
Samsung espera que os lucros do 2º trimestre caiam mais da metade, enquanto luta para capturar a demanda por IA
Jim Cramer diz que a última rodada de tarifas de Trump não é ‘significativa’
Trump anuncia tarifas de 25% para Japão e Coreia do Sul
Cofundador do Twitter lança um rival de mensagens do WhatsApp baseado em Bluetooth
Tarifas vão ‘voltar’ aos níveis de abril até 1º de agosto para países sem acordos, diz Bessent
Publicado 08/07/2025 • 06:50 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Samsung é uma das maiores fabricantes de chips e processadores do mundo
Unsplash/Samsung Memory
Nesta terça-feira (8), a sul-coreana Samsung Electronics previu uma queda de 56% nos lucros do segundo trimestre, enquanto a empresa luta para capturar a demanda da líder em chips de inteligência artificial Nvidia.
A fabricante de chips de memória e smartphones projetou um lucro operacional de cerca de 4,6 trilhões de wons para o trimestre encerrado em junho, abaixo dos 10,44 trilhões de wons coreanos registrados no ano anterior.
O número é uma queda maior em comparação ao SmartEstimate da LSEG, ponderado em relação às previsões de analistas que são mais consistentemente precisas.
Segundo a LSEG SmartEstimate, a Samsung esperava registrar um lucro operacional de 6,26 trilhões de wons (US$ 4,57 bilhões) no trimestre. A Samsung projetou uma receita de 74 trilhões de wons, ficando abaixo da estimativa da LSEG SmartEstimate, de 75,55 trilhões de wons.
As ações da Samsung Electronics caíram até 1,13% no início do pregão agitado de terça-feira, após a divulgação das estimativas de lucro.
A Samsung é líder no mercado global de smartphones e também uma das maiores fabricantes mundiais de chips de memória, usados em dispositivos como laptops e servidores.
A empresa disse em um comunicado que os ajustes no valor do estoque e o impacto das restrições dos EUA sobre chips avançados de IA para a China contribuíram para o declínio nos lucros.
A empresa também ficou atrás de concorrentes como a SK Hynix e Micronem chips de memória de alta largura de banda — um tipo avançado de memória que está sendo implantado em chips de IA.
“Os lucros decepcionantes se devem às perdas operacionais contínuas no negócio de fundição, enquanto o crescimento no negócio de HBM de alta margem permanece contido neste trimestre”, disse MS Hwang, diretor de pesquisa da Counterpoint Research, sobre a previsão de lucros.
A SK Hynix, líder em HBM, garantiu sua posição como principal fornecedora da Nvidia. Embora a Samsung esteja supostamente trabalhando para certificar a versão mais recente de seus chips HBM pela Nvidia, uma reportagem de uma agência local sugere que esses planos foram adiados para pelo menos setembro.
A empresa se recusou a comentar sobre o status de seus acordos com a Nvidia, mas disse que os produtos HBM aprimorados estão prosseguindo com avaliação do cliente e envios.
Ray Wang, diretor de pesquisa de semicondutores, cadeia de suprimentos e tecnologias emergentes do Futurum Group, disse à CNBC que está claro que a Samsung ainda precisa passar pela qualificação da Nvidia para seu HBM mais avançado.
“Considerando que a Nvidia responde por cerca de 70% da demanda global por HBM, o atraso limita significativamente o crescimento no curto prazo”, disse Wang. Ele observou que, embora a Samsung tenha garantido algum fornecimento de HBM para processadores de IA da AMD, é improvável que essa vitória contribua para os resultados do segundo trimestre devido ao cronograma de aumento da produção.
Enquanto isso, o negócio de fundição de chips da Samsung continua enfrentando pedidos fracos e forte concorrência da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), acrescentou Wang.
A Reuters informou em setembro que a Samsung havia instruído suas subsidiárias em todo o mundo a cortar 30% do pessoal em algumas divisões, citando fontes familiarizadas com o assunto.
As ações da Samsung Electronics subiram mais de 16% no acumulado do ano, segundo dados da LSEG. A empresa divulgará seus resultados detalhados do terceiro trimestre no final deste mês.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Venda de seminovos cresce 13,7% no acumulado do ano; saiba quais são os preferidos do mercado
CEO da Ford afirma que veículos elétricos fabricados na China são “muito superiores” em tecnologia e qualidade
Justiça rejeita ação e libera assembleia da BRF que vai votar fusão com a Marfrig
Japão considera “lamentável” o anúncio de tarifas de Trump; países lutam para lidar com novo prazo dos EUA
Shein pede IPO em Hong Kong para salvar listagem em Londres, relata FT