CNBC
“A IA não precisa ser tão cara quanto é hoje e não será no futuro”, escreveu Jassy.

CNBCCEO da Amazon revela qualidades que definem profissionais extraordinários

Empresas & Negócios

Apagão: São Paulo ainda tem 21 mil imóveis sem luz; governo diz que Enel pode perder concessão

Publicado 15/12/2025 • 06:54 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Apesar de a Enel ter afirmado que resolveria o apagão até o fim deste domingo (14), a cidade de São Paulo começou a segunda-feira (15) com 21.723 imóveis ainda sem fornecimento de energia elétrica.
  • A capital completa cinco dias consecutivos com milhares de unidades afetadas, desde a ventania provocada pelo ciclone extratropical que atingiu o Sudeste.
  • No domingo (14). o Ministério de Minas e Energia afirmou que o governo federal não vai tolerar falhas reiteradas nem interrupções prolongadas no fornecimento de energia elétrica.
Pôr do sol luz casas

Freepik

Cidade de São Paulo está parcialmente sem luz

Apesar de a Enel ter afirmado que resolveria o apagão até o fim deste domingo (14), a cidade de São Paulo começou a segunda-feira (15) com 21.723 imóveis ainda sem fornecimento de energia elétrica. A capital completa cinco dias consecutivos com milhares de unidades afetadas, desde a ventania provocada pelo ciclone extratropical que atingiu o Sudeste.

O descumprimento do prazo anunciado pela própria concessionária mantém a empresa em desacordo com uma liminar expedida pela Justiça na sexta-feira (12), que determinou o restabelecimento da energia em até 12 horas após a decisão. Já se passaram mais de 48 horas desde então.

Leia também:

A decisão judicial prevê multa de R$ 200 mil por hora de atraso no cumprimento da ordem. Mesmo assim, a Enel informou em seu site que o fornecimento de energia já foi restabelecido “para 99% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado pelo ciclone extratropical que atingiu a área de concessão nos dias 10 e 11 de dezembro”.

No domingo (14). o Ministério de Minas e Energia afirmou que o governo federal não vai tolerar falhas reiteradas nem interrupções prolongadas no fornecimento de energia elétrica.

Segundo a pasta, a Enel será responsabilizada caso não cumpra integralmente os índices de qualidade e as obrigações contratuais previstas na regulação do setor. “O descumprimento dessas exigências poderá acarretar na perda da concessão no Estado de São Paulo, além da adoção de todas as medidas legais e regulatórias cabíveis”, afirmou o ministério, em nota.

O ministro Alexandre Silveira ainda irá propor uma agenda com o governador do estado e o prefeito da capital de São Paulo “para alinhamento de responsabilidades e atuação coordenada.”

No pico da crise, na quarta-feira (10), aproximadamente 2,2 milhões de clientes ficaram sem energia. As rajadas de vento, que chegaram a 98 km/h em algumas regiões, provocaram a queda de mais de 300 árvores, muitas delas sobre a rede elétrica, com danos a cabos e postes. Até ontem, mais de 417 mil consumidores ainda permaneciam sem o serviço.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;