SEC processa Elon Musk por não divulgar corretamente participação no Twitter
JPMorgan divulga balanço do quarto trimestre, superando expectativas do mercado
Citigroup retorna ao lucro no quarto trimestre, superando estimativas do mercado
Goldman Sachs supera expectativas com lucro recorde e forte receita no quarto trimestre
Wells Fargo tem resultados acima do esperado no quarto trimestre, com forte projeção para 2025
Publicado 29/12/2024 • 15:02
KEY POINTS
Peter Beck, 45, é o fundador e CEO da Rocket Lab
Foto: Rocket Lab
Peter Beck fundou Rocket Lab e é o CEO da empresa aeroespacial, mas diz que não tem interesse nenhum em viajar para o espaço. “Tenho um desejo de criar coisas para que os outros possam ir”, afirmou ele durante uma entrevista à CNBC.
O empresário fundou a Rocket Lab em 2006. Ele não tinha um diploma universitário nem conexões na indústria espacial e criou uma empresa que hoje valor de mercado de US$ 11,9 bilhões e realizou dezenas de lançamentos de foguetes bem-sucedidos.
Ele fundou a Rocket Lab sem grande experiência e, anos depois, quando a empresa lançou seu primeiro foguete Electron, “estávamos [apenas] cerca de 92% certos de que tudo ia correr bem e funcionar”, diz Beck. Essa tentativa não conseguiu alcançar a órbita devido a uma falha no equipamento, mas consertá-la abriu caminho para lançamentos bem-sucedidos no futuro.
Como ele é obcecado por detalhes técnicos e por segurança, afirma, não conseguiria aproveitar uma viagem espacial.
Beck afirmou que tem “muito respeito” pelos astronautas e pela coragem de quem se arrisca em viagens espaciais, especialmente os que possuem formação em engenharia.
“Eu só estaria pensando em todos os fatores de segurança nas válvulas e nas estruturas abaixo de mim, não acho que seria agradável”, afirmou.
Embora o CEO da Rocket Lab tenha demonstrado aversão à ideia de viajar ao espaço, ele não é avesso ao risco nos negócios, mas com uma abordagem cuidadosa.
“É preciso correr riscos, ou não há recompensa”, afirmou. Para ele, correr riscos calculados foi essencial, especialmente quando a Rocket Lab deu seus primeiros passos no mercado.
Apesar de seu não querer viajar para o espaço, Beck não descarta a ideia de um dia fazer isso, se fosse necessário, por questões de sobrevivência. “Nunca diga nunca”, afirmou.