De pérolas japonesas a coleções sustentáveis: Julio Okubo celebra 100 anos e projeta futuro
Publicado 27/05/2025 • 17:07 | Atualizado há 1 dia
Trump bloqueia venda de chips à China; ações das fabricantes despencam
Abercrombie & Fitch sobe 25% mesmo reduzindo perspectiva de lucro devido a tarifas
O papel de Musk à frente do DOGE é “contínuo e permanente”, diz juiz federal
Trump diz que não está “se acovardando” das tarifas: “Isso se chama negociação”, diz
Número de turistas internacionais nos EUA diminui — prejuízos podem ser ‘assustadores’, estimam pesquisadores
Publicado 27/05/2025 • 17:07 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
A joalheria Julio Okubo completa 100 anos de história em 2025. Fundada por Rosa Okubo, imigrante japonesa que chegou ao Brasil em 1925, a empresa nasceu com a comercialização de pérolas naturais japonesas e joias artesanais. Quatro gerações depois, o grupo mantém seis lojas oficiais e parceiros revendedores no país.
“Por mais que a gente cuide, faça tudo com amor e cuidado, no final quem decide o que podemos colher é a natureza. A natureza tem 51% dessa sociedade”, afirma Maurício Okubo, CEO da joalheria, em entrevista ao Money Times Brasil, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
Leia também:
Pandora alerta que tarifas dos EUA provocarão aumentos radicais nos preços das joias
Maurício Okubo contou que a filosofia da empresa é guiada por três conceitos orientais: Kaizen, voltado para a melhoria contínua; Omotenashi, que valoriza a hospitalidade genuína; e Ikigai, relacionado ao propósito de vida. Segundo ele, esses princípios são aplicados não só na gestão, mas também nas relações com clientes e colaboradores.
“Temos colaboradores que trabalham conosco há mais de 40 anos. As relações são construídas no olho no olho, com cuidado e respeito. Conhecemos a história de cada um”, afirmou.
A Julio Okubo é reconhecida no mercado nacional pelo trabalho com pérolas naturais. De acordo com o CEO, a empresa trabalha com três pilares: pérolas, pessoas e planeta. As pérolas, disse ele, representam transformação e conexão com o universo feminino.
Maurício explicou que o processo de produção de pérolas envolve até 377 etapas e pode durar cinco anos. Apenas de 3% a 5% das pérolas colhidas são consideradas perfeitas para uso em joalherias de alto padrão.
Atualmente, a empresa importa pérolas Akaoya do Japão, South Sea da Austrália, negras do Taiti e douradas de Palau, nas Filipinas.
Nos últimos anos, a marca passou a incorporar materiais sustentáveis nas coleções, como a madeira de manejo sustentável da Amazônia. O projeto beneficia mais de 50 famílias que antes atuavam na economia informal da região.
Além disso, a Julio Okubo estabeleceu controle sobre a rastreabilidade do ouro utilizado nas peças. Parte do material vem de mineração certificada fora do bioma Amazônia, com acompanhamento via blockchain. Outra parcela, de 30% a 40%, é oriunda da economia circular, com reaproveitamento de joias antigas de clientes.
Em 2025, a marca planeja internacionalizar suas operações, começando pelo Japão, país de origem da fundadora Rosa Okubo. Segundo Maurício, a decisão considera a forte conexão histórica e o momento oportuno com o lançamento da coleção em homenagem a Ayrton Senna. O piloto brasileiro possui grande popularidade no Japão.
Paralelamente, a empresa lançou há cerca de um ano e meio a marca Cuben, voltada ao público masculino. As coleções incluem joias com pérolas, resgatando o uso histórico desse elemento por homens em períodos de guerra e rituais espirituais.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
A Ballena quer faturar R$ 160 milhões e “nadar” nos EUA
Azul entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos
“O impacto no crédito é severo”, diz Febraban sobre aumento do IOF; governo negocia ajustes
Dona da Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Peugeot nomeia Antonio Filosa como novo CEO
TNT fecha patrocínio oficial com a NBA no Brasil