Cliques em anúncios de Dia do Consumidor tiveram salto de 29% em 2025, revela Microsoft
Publicado 14/03/2025 • 17:32 | Atualizado há 2 meses
Como a Amazon planeja alcançar Google e Microsoft na corrida pela computação quântica
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Livros autografados por Warren Buffett alcançam até US$ 100 mil em leilão durante encontro da Berkshire
Agenda cripto de Trump está sendo ameaçada por busca por lucros pessoais
Google concorda em pagar multa de US$ 1,4 bilhão por violação de privacidade de dados no Texas
Publicado 14/03/2025 • 17:32 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pixabay.
Os cliques em anúncios relacionados ao Dia do Consumidor durante todo o mês de fevereiro deste ano cresceram 29%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo um levantamento feito pela Microsoft.
Os dados indicam um crescimento na importância do período para os consumidores e revelam para os anunciantes a necessidade de campanhas prolongadas para capturar a atenção dos compradores. A pesquisa também mostra que as buscas por promoções podem continuar até a semana seguinte ao evento, celebrado em 15 de março.
Anteriormente, uma pesquisa do E-Commerce Brasil mostrou que o Dia do Consumidor já ocupa o quarto lugar (31,1%) na preferência dos clientes em relação às datas comemorativas que envolvem o planejamento financeiro, superando o Dia das Crianças (21,9%) e ficando atrás apenas da Black Friday (54,7%), Natal (46,7%) e Dia das Mães e dos Pais (33,7%).
Durante o mês de março de 2024, as categorias de compra mais buscadas, segundo a Microsoft, foram eletrônicos (62%), seguido por viagem e turismo com 17%, vestuário com 12% e varejo em geral com 2%.
No caso de ‘viagem e turismo’, ‘vestuário’ e ‘varejo’, o pico de interesse nas buscas ocorreu após a data principal, enquanto itens eletrônicos e de cuidados pessoais, como produtos de beleza e estética, tiveram mais buscas na semana anterior e continuaram a aparecer nas pesquisas após a data.
De acordo com o levantamento, 57% das pesquisas dos usuários não continham especificações, ou seja, citavam apenas o produto ou serviço desejado, o que pode indicar que os consumidores estão abertos a diferentes marcas enquanto buscam por ofertas. Os termos que mais se destacaram nas pesquisas dentro das categorias citadas, foram: “celular”, “passagem aérea”, “bolsa”, “notebook gamer”, entre outros.
José Melchert, diretor de Ads da Microsoft Brasil, explica que a diferenciação da marca é fundamental, mas há outros apelos fortes como preços competitivos e anúncios direcionados, que ajudam a capturar compradores indecisos.
“A diversificação de formatos de anúncios e a utilização de redes de audiências baseada em interesses e comportamentos dos usuários é essencial para alcançar um público engajado, aumentando a visibilidade e a eficácia das campanhas”, disse.
Ainda de acordo com o levantamento da Microsoft, 35% das conversões de varejo nesta data podem ser atribuídas aos chamados “Anúncios de audiências”, que levam em conta comportamento e interesses dos usuários na internet para alcançar um público específico, destacando a eficácia dessa estratégia.
Para Melchert, em datas como o Dia do Consumidor, o uso da inteligência artificial é essencial para elaboração de estratégias e análise de dados. “Temos diversos avanços em segmentação e personalização de anúncios, impulsionadas pela IA, que oferece às marcas novas oportunidades para otimizar as campanhas e se destacar no Dia do Consumidor. Por exemplo, é possível analisar grandes volumes de dados em tempo real para identificar padrões de comportamento dos consumidores, resultando em recomendações personalizadas que aumentam significativamente as taxas de conversão”, diz.
A Microsoft anunciou, no início do mês, novas funcionalidades para anunciantes com o objetivo de aumentar o engajamento das audiências. Entre as novidades estão o Microsoft Showroom Ads, que recria a experiência de um showroom físico no ambiente digital, permitindo que os usuários explorem produtos de maneira imersiva e interativa.
Já a solução Dynamic Filters ajuda a facilitar a conversão ao permitir que os usuários refinem suas buscas de forma rápida e intuitiva, apresentando opções mais relevantes de produtos com base nas preferências individuais, como características físicas específicas.
Outra inovação é a geração dinâmica de anúncios (Anúncios de Pesquisa Dinâmica – DSA), que utiliza histórico de buscas para criar anúncios personalizados, melhorando as taxas de cliques e a eficácia das campanhas. A Microsoft Advertising também expandiu as campanhas de aplicativos para incluir jogos populares e a integração com o menu “Iniciar” do Windows e a Microsoft Store, o que permite o aumento no alcance das campanhas.
“O futuro das experiências do cliente é conversacional. Cada vez mais, os consumidores utilizam as ferramentas de Inteligência Artificial, como chats e buscas, para se informar e tomar decisões. Estar preparado para entrar nessa conversa como um facilitador do processo de decisão é uma grande oportunidade para as marcas. Estamos falando das “promptable brands”, que fornecem conteúdo combinado com anúncios, aumentando a visibilidade e a eficácia das campanhas”, analisa Melchert.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EUA e China iniciam negociações para tentar "acalmar" a guerra comercial
Menções a "tarifas" ultrapassa "IA" em reuniões de resultados, à medida que a luta comercial de Trump altera as perspectivas
Justiça suspende decisão que barrou compra do Banco Master pelo BRB
Lula na Rússia: "O Brasil não será quintal de nenhum país”
Debate sobre o corte de impostos de Trump está esquentando. Aqui estão as principais questões e quem pode se beneficiar