Ulf Kristersson, primeiro-ministro da Suécia

CNBC ‘Europa pode se tornar um museu se não inovar e flexibilizar regras para IA’, alerta primeiro-ministro sueco

Serviços & Varejo

Lençol, cerveja e azeite: saiba quais são os produtos que os brasileiros mais procuram online

Publicado ter, 18 fev 2025 • 11:32 AM GMT-0300 | Atualizado há 2 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O Mercado Livre lançou a primeira edição do MELI Trends Brasil, levantamento que evidencia como os hábitos de consumo refletem os interesses dos usuários da plataforma no país.
  • Além dos produtos e categorias que mais se destacaram no ano, o material também revela eventos e tendências que impulsionaram a busca por produtos ao longo de 2024.
  • Os principais destaques foram itens de Casa e Decoração, categoria líder de buscas e que teve o produto mais vendido e mais buscado do ano: Jogo de lençol Queen.
Mercado Livre.

Mercado Livre.

Divulgação Mercado Livre.

O Mercado Livre lançou a primeira edição do MELI Trends Brasil, levantamento que evidencia como os hábitos de consumo refletem os interesses dos usuários da plataforma no país.

Além dos produtos e categorias que mais se destacaram no ano, o material também revela eventos e tendências que impulsionaram a busca por produtos ao longo de 2024.

Os principais destaques foram itens de Casa e Decoração, categoria líder de buscas e que teve o produto mais vendido e mais buscado do ano: jogo de lençol queen.

Também foi tendência os produtos fitness, com média de 30 buscas por segundo pelo termo no Brasil, e que teve a creatina entre um dos cinco itens mais procurados no ano. A publicação revela ainda a consolidação das categorias Moda, Beleza e Supermercados, que tiveram forte crescimento ao longo do ano, impulsionadas pelo aumento da recorrência de compra.

Entre os fatos culturais que mais influenciaram o consumo estão: o sucesso da cantora Ana Castela, cujos produtos associados tiveram quase dez buscas por minuto no Brasil durante o ano, além do show histórico da rainha do pop Madonna na Praia de Copacabana. Já a expectativa das estreias de filmes como Divertida Mente 2 e Lilo & Stitch estimularam as buscas por brinquedos e itens personalizados.

“A forma como o brasileiro pesquisa e compra está em constante evolução, e é por isso que, no Mercado Livre, nos conectamos com o nosso público e inovamos continuamente para levar sempre a melhor experiência para o usuário”, destaca Roberta Donato, diretora sênior de marketplace do Mercado Livre.

“Segundo pesquisa da Kantar, 86% dos brasileiros utilizam a nossa plataforma diretamente para comprar e para buscar ofertas. Isso significa que os interesses de compra que revelamos nesta publicação refletem os hábitos e tendências culturais do país. Ou seja, quase tudo que ganha destaque no Brasil é destaque também no Mercado Livre”, completa.

Os preferidos por região, segundo o Mercado Livre

A publicação revela ainda qual foi o item mais vendido em cada estado brasileiro. O jogo de lençol queen manteve-se na ponta em mais de um terço dos 27 estados. Os suplementos alimentares foram outro destaque, com itens liderando o ranking de vendas em nove. Já a cerveja liderou em quatro unidades federativas.

Funcionalidade revela perfil de consumo de forma interativa

Como uma forma intuitiva de relembrar como foi o ano de 2024 com cada um de seus usuários, o Mercado Livre lançou o “Meu Unboxing”, funcionalidade que permite ao usuário relembrar de maneira criativa como foi a sua trajetória de compras no ano passado, além de trazer dados curiosos e personalizados.

A experiência mostra, por exemplo, a primeira compra realizada, o total de pedidos feitos ao longo do tempo, a distância percorrida pelos envios e até mesmo o tempo de entrega mais rápido já registrado. Com a novidade, o usuário irá descobrir se tem um perfil de compra beauty, gamer, home lover, entre outros.

Veja os principais destaques do MELI Trends 2024:

  • Categorias mais buscadas:
    • 1º: Casa & Decoração
    • 2º: Moda & Beleza
    • 3º: Eletrônicos
  • Produtos mais buscados:
    • 1º: Jogo de Lençol Queen
    • 2º: Samsung Galaxy S23
    • 3º: Kit camisetas básicas masculinas
    • 4º: Apple iPhone 13
    • 5º: Creatina Monohidratada
       
  • O tênis foi o produto mais vendido em Moda, com aumento de 40% em relação a 2023. Se enfileirados, os itens que saíram do Centro de Distribuição do Mercado Livre em 2024 poderiam dar 947 voltas na Avenida Paulista.
  • Os perfumes foram os mais vendidos em Beleza, com aumento de 61% sobre 2023. Os itens transacionados empilhados equivaleriam a 505 vezes a altura dos obeliscos do Ibirapuera.

Os campeões em vendas na categoria Supermercados foram:

  • Azeite De Oliva Terras De Camões
  • Sabão Em Pó OMO
  • Cerveja Heineken Long Neck

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Serviços & Varejo