CNBC

CNBC Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia

Serviços & Varejo

Adriana Conconi, diretora da VR: “Deixamos de ser apenas vale-refeição e viramos um ecossistema de soluções”

Publicado 03/07/2025 • 11:25 | Atualizado há 7 horas

Agência DC News

KEY POINTS

  • Estampando placas em restaurantes populares por todo o país, o logotipo da VR se tornou conhecido do trabalhador brasileiro ao indicar que aquele estabelecimento aceita o vale-refeição como forma de pagamento.
  • A empresa, antes consolidada como mais uma bandeira do benefício, evoluiu para “um ecossistema de soluções”, afirmou Adriana Conconi, economista e diretora de Dados e Mensuração de Impacto da VR.
  • O SuperApp, que já teve mais de 3 milhões de usuários ativos desde o lançamento em 2022, se apresenta como um marketplace onde os usuários acessam crédito, cashback, convertem vale-transporte em saldo na Uber, obtêm descontos em marcas de diversos segmentos como O Boticário e Casas Bahia, e também em produtos da cesta básica.

Adriana Conconi, economista e diretora de Dados e Mensuração de Impacto da VR

Reprodução/LinkedIn/Adriana Conconi

Estampando placas em restaurantes populares por todo o país, o logotipo da VR se tornou conhecido do trabalhador brasileiro ao indicar que aquele estabelecimento aceita o vale-refeição como forma de pagamento.

A empresa, antes consolidada como mais uma bandeira do benefício, evoluiu para “um ecossistema de soluções”, afirmou Adriana Conconi, economista e diretora de Dados e Mensuração de Impacto da VR, ao DC NEWS TALKS, o videocast da Agência DC NEWS.

Segundo ela, a utilização de dados e tecnologia sempre foi um diferencial da marca que, nos últimos anos, por meio de um superapp, mira a afunilar ainda mais a hiperpersonalização com impacto social para usuários e clientes.

Adriana, que é argentina, assumiu a área de inteligência da VR em maio de 2024, mas sua carreira trabalhando com dados e humanidade tem relevância global. Graduada na Universidad Nacional de La Plata, mestra e PhD por Harvard, foi especialista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e dirigiu projetos voltados para desenvolvimento humano internacional em Oxford e em Harvard.

Na liderança do setor que avalia o impacto das soluções da VR na vida de trabalhadores e suas famílias, Adriana disse que aplica, na iniciativa privada, anos de experiência em transformação social. De acordo com ela, medir esses resultados é parte do planejamento estratégico da empresa, que está “olhando formas de aumentar o papel [da companhia] na vida de trabalhadores e empregadores no Brasil”.

Leia mais:

Correios lançam plataforma de comércio eletrônico com mais de 500 mil produtos disponíveis

Itaú lança plataforma própria de compra de passagens aéreas e prepara sala vip

Criado com esse objetivo, o SuperApp, que já teve mais de 3 milhões de usuários ativos desde o lançamento em 2022, se apresenta como um marketplace onde os usuários acessam crédito, cashback, convertem vale-transporte em saldo na Uber, obtêm descontos em marcas de diversos segmentos como O Boticário e Casas Bahia, e também em produtos da cesta básica.

Na outra ponta, a VR desenvolveu o SuperPortal do Empregador focado em gestão de pessoas, com monitoramento de batida de ponto, agenda de férias e análise de desempenho de equipes. Agora, o foco da companhia é refinar esse atendimento, projetando a customização de ofertas inclusive para clientes de diferentes regiões do Brasil.

Adriana dá como exemplo um trabalhador jovem e outro com filhos pequenos. Enquanto o primeiro pode priorizar descontos em cursos de capacitação profissional, o segundo prefere pagar menos em fraldas e em espetáculos infantis. “Tem a ver com democratizar o acesso a ofertas educativas, de moradia, saúde e crédito”, afirmou.

Impacto

Uma vertical dessa inteligência, na análise de dados de sua base, é realizar levantamentos que revelem a situação da equidade de gênero e diversidade das mais de 100 mil empresas associadas, justamente a razão da contratação de Adriana. Dessas empresas, apenas 18% são comandadas exclusivamente por mulheres, como mostra o Painel de Impacto Social da VR.

O que a ex-ONU encontrou nessa minoria foram ambientes mais propensos à inovação, dinamismo e inclusão, o que, segundo ela, são fatores que impulsionam melhores desempenhos. “Validamos os resultados com dados gerais da PNAD, e observamos essa realidade no Brasil como um todo”, disse.

Em um outro recorte do painel, os empreendimentos femininos aparecem como menores e mais recentes. Por isso, Adriana defende melhorias nas políticas de cuidado para atenuar as jornadas domésticas tortuosas das mulheres, e permitir o crescimento dessas iniciativas. “Muitas dessas questões são culturais e devem ser atacadas de frente”, afirmou. “Tanto na esfera corporativa como no setor público, nas escolas e nas universidades”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo