Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Setor de eventos no Brasil deve crescer 19% em 2024, com faturamento superior a R$ 290 bilhões
Publicado 26/11/2024 • 14:13 | Atualizado há 7 meses
Futuros de Wall Street caem após Trump ameaçar nova tarifa de 10% a países alinhados à postura “antiamericana” do BRICS
Tarifas vão ‘voltar’ aos níveis de abril até 1º de agosto para países sem acordos, diz Bessent
A mentalidade dos CEOs está mudando: não é mais apenas sobre vencer
Prazos de negociação e drama do petróleo preparam cenário para uma semana decisiva nos mercados globais
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Publicado 26/11/2024 • 14:13 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Multidão em show
Pixabay
O setor de eventos crescerá 19% em 2024, com expectativa de faturamento anual superior a R$ 290 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (ABRAPE). E o crescimento na realização desses grandes eventos, impulsionado pela retomada do setor de entretenimento, faz da gestão de multidões uma prioridade.
Para Fabiola Falciano Bonadie, especialista em coordenação de eventos de grande porte, implementar boas práticas semelhantes às utilizadas em shows internacionais pode ser a solução para melhorar a segurança e prevenir tragédias.
“Eventos dessa magnitude exigem um planejamento minucioso para garantir o bem-estar dos participantes”, diz a produtora. “Precisamos lembrar que estamos lidando com experiências que geram memórias.”
A principal preocupação em eventos é o controle dos fluxos de entrada, circulação e saída do público. A ausência de um planejamento adequado em eventos de grande porte pode transformar erros pontuais em situações de caos e descontrole generalizado.
Por isso, o planejamento do fluxo de público também é essencial, segundo Fabiola. Para isso, é preciso mapear áreas de risco, como corredores estreitos e definir rotas bem sinalizadas para entradas, saídas e dispersão são práticas fundamentais para evitar aglomerações. “A segurança deve sempre ser encarada como um investimento, e não como um custo.”
Outro pilar importante é a estrutura médica. Postos de atendimento bem equipados e equipes de primeiros socorros estrategicamente posicionadas garantem que emergências sejam tratadas com rapidez.
No show da Taylor Swift em 2023, uma jovem de 23 anos, faleceu após passar mal devido ao forte calor durante o evento, onde a sensação térmica chegou a cerca de 60ºC. Ela recebeu atendimento no local e foi transferida para um hospital, mas não resistiu.
Após a fatalidade, novas medidas preventivas foram implantadas, como a instalação de novos pontos de distribuição de água e o aumento do número de brigadistas e ambulâncias, para os shows seguintes.
Mais lidas
Trump ameaça aplicar tarifa extra de 10% a países que se alinham com as políticas “antiamericanas” do BRICS
Trump critica tratamento dado a Bolsonaro e fala em "caça às bruxas" no Brasil
Haddad edita portaria com cortes de gastos no Ministério da Fazenda
Futuros de Wall Street caem após Trump ameaçar nova tarifa de 10% a países alinhados à postura “antiamericana” do BRICS
Boom de trilhões de dólares do crédito privado acende alerta sobre um contágio financeiro oculto